segunda-feira, 22 de março de 2010

21/03/2010 - 15Km de Barueri


O domingo amanheceu nublado, mas indeciso. Não sabia se ia chover ou abrir o Sol. No final, aconteceu as duas coisas.

Na minha planilha eu tinha previsto para este dia um treino de 26Km. Por isso, saí 7:30 de casa para um aquecimento de 9,5Km até o local de largada, que fica a 3Km de onde eu moro. Foram os meu primeiros erros, já que errei o cálculo da distância e não planejei corretamente os horários. Ainda bem que nenhum dos meus erros cobrou um preço muito caro.

Cheguei à concentração da prova apenas 20min antes da largada. Como a retirada do kit estava bem organizada, consegui pega-lo rapidamente. Numeral 123, na primeira baia, me senti corredor da elite rsrs

O intervalo de 20min entre meu "aquecimento" e a largada foi complicado. Fui "desaquecendo" e fiquei preocupado se conseguiria fazer uma boa prova. Mesmo não tendo grandes pretensões, meu plano inicial era correr na casa de 1h30 (6min/km). Ali na largada, porém, achei mais prudente ir num ritmo mais lento, entre 6:15 e 6:30/km.

A organização da corrida estava muito boa. Os únicos pontos negativos (ao meu ver) foi 1) colocarem os corredores de 5Km atrás dos de 15Km, e 2) um pequeno atraso na largada (alguns minutos). Fora isso, a hidratação, sinalização, marcação de km, isolamento das ruas e apoio dos staffs estavam impecáveis. Camiseta e medalha, critérios subjetivos, ficam a gosto de cada um ("de grátis", estavam de bom tamanho). Gostei do lanche. Ponto positivo, também, para os controles de chip nos dois retornos nas extremidades do percurso.

Esperando o momento de largada, conheci o Fernando Lima, e também encontrei o Riso e o Carlão.

Iniciada a corrida, marquei minhas parciais a cada 3Km, para "treinar" o que pretendo fazer na Maratona de SP. Registro aqui meu último erro. Somente na primeira parcial consegui manter o ritmo planejado:
1- 18:29 (150bpm)
2- 18:02 (159bpm)
3- 17:17 (166bpm)
4- 16:11 (172bpm)
5- 16:21 (177bpm)
Total: 1:26:19

Na largada, após o tumulto de todos corredores de 5Km me ultrapassarem, achei que ia correr sozinho na rabeira da prova, segurando a ambulância (quase fiz isso na São Silveira). Ainda bem que tinha outros corredores tão tartarugas como eu rsrs

No km 13 senti uma dor no joelho direito e tive que reduzir o ritmo. Mas após a placa de 14Km eu voltei a forçar para fechar a prova forte. Aquele retorno no final foi de lascar a parte psicológica, mas consegui vencer isso na base da superação.

Bacana ver o pessoal por lá. Além do Fernando, Riso e Carlão, teve alguém que me saudou no percurso, mas na hora eu não reconheci. Seria o AleBaru?

Infelizmente eu não pude ficar por lá após o término da corrida, pois tinha que fechar os 26Km. Fui trotando para casa, me arrastando e até caminhando nas subidas. Mas valeu pelo aprendizado.

ua

10 comentários:

G.M. disse...

Eu também tinha que fazer 30 km, Fabão.
Mas só fiz os 24 km da prova de Bertioga (que não tem os 25k prometidos).
Me solidarizo com o que ocorreu com você.
Parabéns pela prova !
Ass.: Guilherme.

Unknown disse...

A convivência de treinos para uma maratona e provas não é nada fácil, Fabão. Sei disso das outras que fiz e desta para que estou me preparando agora. Mas, na medida do possível, com bom senso e jogo de cintura, vamos nos adaptando, colocando cada coisa em seu devido lugar e usando as competições desse período para sua verdadeira finalidade.

Parabéns pela dobradinha no quintal de casa e por vencer as dificuldades encontradas.

Abraço e boa semana!

Fabão disse...

Valeu, Guilherme
Parabéns a você tb pela corrida em Bertioga.
Boa semana.
ua

Fabão disse...

Valeu, FN
Tenho aprendido algumas lições com seus relatos também. Agradeço por compartilhar suas experiências valiosas.
Boa semana
ua

Fabio Matheus disse...

Parabens pelo fim de semana esportivo, mandou bem e o bacana em vc que mantem o foco no objetivo maior, os 42km em maio.

Continue firme ae, que estamos tentando seguir certinho por aqui.

Abraço!

FREE ATLETA disse...

Show guerreiro, parabéns !!! Rumo aos 42.195km...rs Aloha !!!!

Dani disse...

Parabéns Fabão!!!
Bjos e bons treinos,
Dani

Fabão disse...

Falae Fabio Matheus
Vc tb está muito bem! Voou na General Salgado! Belíssimo tempo! Parabéns!
Vamos fortes pro dia 2/maio, mas sem pressa rsrs
Boa semana, xará.
ua

Fabão disse...

Valeu Joka!
Que venham esses famosos 42195m!
Vamos à luta!
Boa semana
ua

Fabão disse...

Valeu, Dani.
bjs