segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Que calor! Treino de domingo: 26,5Km


Eu não costumo publicar aqui os treinos isoladamente, pois acabariam sendo relatos monótonos e sem muita coisa a comentar.
Mas tenho percebido que esses treinos longos de domingo acabam sendo dignos de nota.
Há duas semanas registrei meus 23,5Km em Tapiraí. Ontem (7/2) foram 26,5Km pertinho de casa.
A princípio, pensei em iniciar o treino às 9h, horário da largada da maratona, mas o Sol forte, o céu limpo, e a previsão de ficar 3h neste cenário me fizeram antecipar a peleja para as 8h.
Apesar da monotonia de correr 8 voltas num circuito de 3Km, há uma grande vantagem neste percurso manjado: um bebedor onde posso tomar água a cada 3Km (aleluia), e um trecho bem arborizado de cerca de 1Km, contabilizando cerca de 35% do treino na sombra.
Mesmo assim, segui as dicas do Jorge: passei protetor solar e usei um boné (recurso que raramente utilizo).
Quando comecei a correr, por volta das 8h, o clima estava razoavelmente fresco, e a temperatura estava por volta dos 24ºC.
Antes de completar o 1º Km já presenciei um momento de emoção, por perceber como Deus é bom por fazer um dia tão bonito.
O início do treino é um pouco difícil, pois as "reservas energéticas" estão com "tanque cheio", mas é preciso poupar para as próximas horas.
Ao completar cada volta eu tomava alguns goles de água no bebedor. A cada 2 voltas, tomava um sachê de Exceed Gel (carboidrato).
Mas, para quebrar a monotonia, quando eu estava completando a 4ª volta (metade do previsto) a água do bebedor saiu meio falhando, e eu achei que poderia estar acabando. Fiquei preocupado, pois ainda tinha muito chão para correr, e ficar sem água naquele momento seria muito ruim. Comecei a planejar uma alternativa: a cada volta eu iria até meu prédio, não muito longe dali, tomaria água, e voltaria a correr. Aí eu teria que recalcular a distância, etc.
Graças a Deus, isso não foi necessário. O bebedor continuou funcionando normalmente.
A essa altura o calor das 9:30 já começava a interferir na performance, acentuando o cansaço que começava a aparecer. Na 5ª ou 6ª volta pedi emprestado um esguicho de água que um homem molhava um jardim, e me ensopei pra valer. Aleluia! Deus abençoe este homem.
A camiseta encharcada grudou no corpo mas, uma volta depois, já tinha secado, tão forte era o calor.
Faltando duas voltas para completar o treino, a parte psicológica começou a ter altos e baixos, mas reparei que era por causa de uma subidinha chata perto da "pistinha". Graças a Deus eu consegui me recuperar desta dificuldade e fui até o fim.
Só para explicar um detalhe, foram 8 voltas de 3Km, mais uma volta extra na pistinha (1Km), mais os trechos entre meu prédio e o ponto de início das voltas, totalizando os 26,5Km em 2h56, praticamente o mesmo tempo dos 23,5Km há duas semanas (na verdade, alguns segundos mais rápido).
Para registro: temperatura ao término do treino: 29ºC
Fiquei muito feliz em completar a distância prevista, mas percebi que ainda não tenho condições de correr os 42Km, pelo menos debaixo de Sol direto. Estou começando a orar para que, em maio, esteja bem mais fresco. Mas o risco é considerável.
Por outro lado, ainda tenho cerca de 3 meses para me preparar. Estou confiante.
Notas sobre o pós-treino:
- Fui para a piscina fazer relaxamento e diminuição da temperatura, mas a água não estava gelada e eu não conseguia nem fazer os nados mais leves. Fique meio boiando e fui para casa.
- Bebi 1 garrafa de gatorade, mais cerca de 1,5L de coca-cola, comi 2 McChicken, 1 xBurguer e um TopSunday, bebi mais 1 garrafa de gatorade e água à vontade. Claro que não foi tudo de uma vez, mas acho que deu para repor as 3mil calorias do treino.
- Tomei 3 banhos "gelados", mas estava tão calor que até a água gelada parecia morna.
E domingo que vem tem 29Km. Deus me ajude!

ua

12 comentários:

G.M. disse...

Excelente, Fabão.
Parabéns pela distância muito respeitável percorrida, quanto mais no calorzão de ontem.
Ass.: Guilherme.

Fabão disse...

Valeu, Guilherme.
Realmente, o calor apertou no final.
Aliás, o final foi bem difícil, mas Deus me ajudou a ir até o fim.
Boa semana, e bons treinos.
ua

Unknown disse...

Parabéns pelo treino, Fabão. Nos três meses que faltam, você certamente vai se preparar muito bem e ganhar confiança para enfrentar e vencer os 42K.

Abraço!

F.N.

Bons Km disse...

Caraca foi um baita treino..
Essa calor ta acabando com todo mundo...
Mas vc foi muito feliz em ter se hidratado durante todo o treino parabéns...
Mas esse "lanchinho" pós treino podia ter sido mais saudavel né...hehehehe...

Bjinhos
JU
Boa Semana
e Bons Km

Fabão disse...

Valeu, xará.
Em teoria, isso é perfeitamente possível, mas a prática é que torna as coisas mais difíceis. Mesmo assim, acredito que chegarei em maio nas melhores condições, se Deus quiser.
Agradeço pelo apoio.
Boa semana, e bons treinos.
ua

Fabão disse...

Oi Ju
Prazer em conhecê-la.
Realmente o "lanchinho" foi pesado rsrs, mas eu precisava de uma boa "sustância" KKKK
A hidratação foi fundamental, com certeza.
ua

Dani disse...

Oi Fabão, tudo bem? Que belo treino!!! Um dia quero perder 3000 calorias e poder comer tudo o que tenho vontade sem culpa nenhuma...hehehe. Aqui em Curitiba tb tem no Parque Barigui 2 bebedouros, qdo vou correr lá ajuda muito.
Bjos e bons treinos
Dani
http://correndoemagrecendo.blogspot.com/

Fabão disse...

Oi Dani
Agradeço pela lembrança sobre a grafia correta de "bebedouro" mas, como eu sou caipira, acabo escrevendo "bebedor" mesmo KKKK
ua

Ivo Cantor corre e conta disse...

Beleza de treino, rapaiz! Quem faz 26,5km também faz 42km. Só precisa se inscrever e dar o primeiro passo. No resto, dá-se um jeito.
Tapiraí, hein? Mas não desceu a serra, né? lugar bom aquele para treinar subidas. Pense nisso...

Fabão disse...

Valeu, Ivo
Já estou inscrito. Agora não tem volta rsrs
Sobre Tapiraí, peguei umas subidas bacanas por lá. Deu pra cansar.
Bons treinos p/ vc tb.
ua

Jorge Cerqueira disse...

To gostando de ver Fabão vc tá levando os treinos a sério é isso ae, que bom que vc treinou no sol e se precaveu, Parabéns pelo treino...Isso mesmo temos que treinar nos horários das competições para adaptarmos o nosso corpo a isso, vc comentou aqui sobre o Gel exceed e por coincidência o Augusto do blog do Augusto www.vamoscorrendo.com.br fez um post hj sobre este gel e eu dei uma bela dica para ele comentando sobre o gel, ve se apareça por lá e leia o meu comentário e aproveite a dica também...
Ué pq não fez o longão com a mochila de hidratação...

Um abraço e bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Fabão disse...

Oi Jorge
Li seu comentário sobre o gel. Bacana.
Sobre mochila de hidratação, prefiro usar somente quando não há alternativa. No caso deste último domingo, como havia o bebedor (ou bebedouro), eu preferi is sem mochila.
ua