quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Maltodextrina


A Maltodextrina é um componente presente em vários suplementos alimentares. No meu caso, particularmente, encontra-se no Exceed Gel que consumo em provas e treinos longos.
O artigo abaixo eu retirei do Wikipedia:

Maltodextrina
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Maltodextrina

Maltodextrina é o resultado da hidrólise do amido ou da fécula, normalmente se apresentando comercialmente na forma de pó branco, composto por uma mistura de vários oligômeros da glicose, compostos por 5 a 10 unidades.[2].

Pode ser definida como um polímero da glicose. Estas moléculas poliméricas são metabolizadas de forma lenta e constante no organismo humano.

Sendo que os carboidratos são as principais fontes de energia do nosso organismo (e as de recrutamento mais rápido), glicogênio muscular hepático, correspondendo à maior parte das calorias ingeridas pelo ser humano, numa dieta saudável, o carboidrato deve estar presente em torno de 60%, para que as proteínas não tenham que desviar-se de suas funções específicas, como construção dos tecidos musculares, para obtenção de energia, daí advém o crescente consumo e indicação da maltodextrina para praticantes de atividades físicas de resistência como a musculação e a corrida, fornecendo energia durante estas atividades físicas, intensas e de longa duração, retardando a fadiga, através da gradual liberação de glicose para o sangue.

Esse carboidrato assim sendo fica responsável pelo aumento do nível energético muscular, dando mais força, evitando o catabolismo muscular (perda de músculos) e também ajuda a evitar a fadiga.

Uma colher de sopa (aproximadamente 10 gramas) de maltodextrina corresponde a 40 Kcal.

Apresentação comercial

Apresentam-se no mercado de suplementos alimentares frequentemente aditivados de flavorizantes de diversos sabores, como laranja, limão, tangerina, uva, guaraná, açaí e acidulados com ácido cítrico.

Sugestão de uso

Há uma dependência do peso corporal e nível de atividades físicas. Mas em geral deve-se tomar de 1 a 2 vezes por dia preferencialmente: tomam-se até 4 colheres de sopa de maltodextrina, antes do treino. Tomam-se igualmente até 4 colheres de sopa de maltodextrina, depois do treino. É ingerida com 1 copo (250ml) da bebida de sua preferência (água mineral, leite, iogurte, suco de fruta, etc) num copo, agitado numa coqueteleira ou batido em liquidificador.

É recomendado seu consumo acompanhado de um suplemento protéico, como a proteína do soro do leite, por exemplo.

Recomendações

Crianças, gestantes, idosos e portadores de qualquer enfermidade, que consultem médico e/ou nutricionista.

Referências

ua

4 comentários:

Joka disse...

Muito boa essa informação guerreiro, obrigado e bons treinos...

Jorge disse...

Fabão eu faço uso nos meus treinos longos do Malto, consumo o sabor limão é muito bom e recomendo.

Parabéns pela informação aqui no Blog.

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Fabão disse...

Valeu, Joka
Bons treinos p/ vc tb.
ua

Fabão disse...

Valeu, Jorge, pela dica.
Vou pesquisar, mas por eqto estou satisfeito com o Exceed
ua