sábado, 3 de abril de 2010

"Consegui" fazer o GMaio fazer sub-10Km/h


Após realizar um desafio público ao grande corredor Guilherme Maio, realizamos hoje (3/abril, sábado) de manhã, um treino longão de 32Km (arredondando).
Às 6:05, quando desci do meu apê, o GMaio já estava lá na rua me esperando. Fomos no meu possante até a pistinha e começamos o desafio.
Segundo o GPS dele, descobrimos que a volta que eu acreditava ter 3Km tem um pouco menos que isso. Acredito que seja algo entre 2,90 e 2,95Km. Mas como eu não me importo muito com isso, vou continuar considerando 3Km e pronto rsrs.
Logo cedo já estava chovendo. Se eu soubesse que ia chover o dia todo, tinha marcado o início para um pouco mais tarde.
Bom, já que a temperatura estava "sob controle", cerca de 20ºC durante todo treino, o desafio mais complicado foi mesmo "segurar" o Guilherme, que toda hora (principalmente da metade pro final) queria escapar e imprimir um ritmo mais forte (na verdade, menos lento).
Já do meu lado, eu tentava não deixar transparecer que tinha uma certa dúvida se conseguiria completar esse treino. Eu não sabia se o fato de correr acompanhado iria influenciar na minha concentração, e também estou com pequenos problemas pessoais que atrapalharam tanto na minha motivação como no meu estado físico.
Graças a Deus, nenhum dos problemas possíveis se concretizou.
O Guilherme me ajudou a ficar firme até o fim. Muito obrigado, amigo.
Nos últimos 10Km eu comecei a sentir dor em várias partes do corpo: tornozelo, joelho, quadril, pescoço... Acho que foi por causa do estesse/tensão e também por causa da temperatura menos alta.
"Entre mortos e feridos", conseguimos completar a distância proposta (desconsiderando a marcação do gps). E melhorei alguns minutos meu tempo em relação ao outro treino de 32Km que fiz no mês passado. Culpa do Guilherme rsrs
Abaixo, alguns dados numéricos:

in zone (4): 3:02.10
avg hr: 157
peak hr: 175
min hr: 100
tot cal: 3615

1- 152 19.17 (3Km)
2- 153 20.17 (3Km)
3- 153 20.08 (3Km)
4- 154 19.54 (3Km)
5- 155 19.49 (3Km)
6- 155 20.59 (3Km) (pit-stop)
7- 160 19.28 (3Km)
8- 161 20.01 (3Km) (pit-stop, splash and go)
9- 162 20.02 (3Km)
10- 164 19.33 (3Km)
11- 164 6.59 (1Km)
12- 166 6.23 (1Km)

Total: 3:32:49
Pace: 6:39/Km

Link pro blog do GMaio

(editado)
-- ontem tive que interromper o post pois fui comer pizza rsrs --
1) Obviamente, a foto inicial foi uma colagem. Muito mal feita, por sinal rsrs
2) Não sei se ficou claro para todos, mas corremos no mesmo circuito que eu costumo fazer, com voltas de 3Km (aprox), passando pelo bebedouro, etc. O Guilherme começou o treino com um mochila de hidratação, mas eu parava em todas as voltas para beber água. Depois que a mochila do GMaio apresentou problemas, eu obriguei o cidadão a parar também, a cada volta.
3) O Guilherme, por motivos "religiosos", não queria parar nem para beber água, ainda que isso demandasse apenas alguns segundos. Então, quando eu parava, ele ficava trotando ali por perto. Na maior parada, do km 16 (quando eu peguei gatorade no meu carro) o GMaio deu uma baita volta ali por perto. Por isso, e por outras voltas adicionais, a marcação dele ficou diferente da minha (além de que o gps dele considerava a marcação via satélite, e tb houve alguns stop-start malucos do garmin).
4) Interessante comparar o consumo calórico medido pelo meu Timex - 3600KCal - com o medido pelo Garmin do GMaio - 2600KCal. Bastante diferente para o mesmo treino. Alguém arrisca explicar este fato?
5) Por fim, quanto ao título, é evidente que o "sub-10Km/h" não significa "mais rápido que 10Km/h", mas sim "a uma velocidade média inferior a 10Km/h" rsrs
(fim da edição)

ua

19 comentários:

Ivo Cantor corre e conta disse...

Mas que disposição! acho que os dois fizeram bonito, sendo Fabão mais rápido que de costume e GMaio mais lento que de costume. Assim um organizou o treino do outro. Achei interessante sua colocação, contando que não saberia como fazer um treino conjunto estando habituado a correr sozinho. Este é um novo desafio, que acho bem difícil. Parabéns aos prezados amigos!

G.M. disse...

Valeu, e muito, Fabão !
Muito obrigado pelo treino.
Foi muito válido para mim.
Esta colagem na foto ficou maneira! (risos !)
Parabéns por ter passado por cima de todos os problemas e completado o treino.
Agradecido,
Ass.: Guilherme.

Fábio Namiuti disse...

Já dei os parabéns a ambos no blog do Guilherme e os repito aqui, Fabão. Fizeram um excelente treino, pra lá de válido para os dois. Espero que, daqui a 29 dias, o "passeio" seja tão bom quanto. E também que eu possa estar por lá para testemunhar.

Abraço!

F.N.

Fabio Matheus disse...

Parabens xarazão!

Principalmente por oferecer o LSD ao Guilherme, show!

Estamos, todo nós, cada dia mais proximos da danada (42km) do dia 02.05.

abração!

Avicor disse...

Parabéns pela garra ,amigo!!!!

Um Abraço !!!

Fabão disse...

Valeu, Ivo
Na prática, o que aconteceu foi que, quando o Guilherme começava a ir um pouco mais rápido, eu ficava para trás e não fazia a menos questão de alcançá-lo. Aí, mais à frente, ele tinha que me esperar para continuarmos juntos.
De fato, para o Guilherme é bem difícil ir tão devagar como eu estava. Mas isso é compreensível. Provavelmente eu teria a mesma dificuldade se fosse para ir com alguém mais lento ainda.
Agradeço pelo apoio.
ua

Fabão disse...

Fala Guilherme
Eu também te agradeço pela força, pela disposição de vir até Barueri, por acordar cedo, por encarar a chuva e o ritmo lento...
Como já citei, você também me ajudou a completar este treino. No final, quando eu já estava cansado e com dor, sua presença ali me motivou a continuar firme. Obrigado.
E parabéns, também, por tudo o que vc conquistou nesta ocasião.
ua

Fabão disse...

Olá FN
Agradeço pelos parabéns, pelo apoio, pela força e por vários fatores que vc tem nos ajudado nesta preparação. Pode ter certeza que você é uma das pessoas responsáveis pelo sucesso (até aqui rsrs) deste projeto.
Como este foi o último longão acima de 30Km antes da maratona, agora eu preciso fazer uma estratégia para o dia 2/maio com muito carinho e cuidado.
Percebi que a parte muscular está bacana, mas as dores em outras regiões podem atrapalhar.
Também notei que estou conseguindo superar o desânimo e fazer minha motivação "trabalhar" em meu favor, o que é bom, principalmente no final.
Enfim, será ótimo se pudermos nos ver por lá na MSP (vc vai de 25K, né?). Combinamos os detalhes mais adiante, mas já imagino que se vc for me buscar no último km, como seus amigos fizeram em 2009, será uma grande alegria para mim (he he, como eu sou pidão kkk).
ua

Fabão disse...

Valeu, xará Matheus.

Espero que sua preparação também esteja satisfatória. Vc tem conseguido diminuir o ritmo para aumentar a distância? Não precisa ser tão lento como eu, mas é quase inevitável somar 1min ao pace de treinos curtos.

E lá vamos nós para a MSP!

ua

Fabão disse...

Valeu, Avicor

ua

Dani disse...

Parabéns aos 2.
Bjos,
Dani

Joka disse...

Blz, muito bom mesmo. Parabéns aos 2 guerreiros !!! Boa semana Fabão...

claudio disse...

Parabéns aos dois grandes amigos e heróis. Bem, Fabão quando você estiver fazendo os longões para Curitiba eu irei até aí correndo hein. De vagar eu chegarei lá.

Grande abraço,

Cleiton Heredia disse...

Oi Fabio!

Gostei do seu relato deste longão. Eu estava justamente procurando alguns blogs onde pudesse encontrar relatos de treinos e provas para poder fazer um comparativo com a minha realidade.

Vou estar te seguindo e apreciaria muito tê-lo como um amigo lá no meu blog.

Um forte abraço.

Fabão disse...

Valeu, Dani
e cuidado com o seu joelho
bjs

Fabão disse...

Valeu, Joka
Gostei muito do testemunho do Pirata que vc publicou no seu blog.
Boa semana p/ vc tb
ua

Fabão disse...

Oi Claudião
Cara, vc será muito bem vindo, mas eu estou muito preocupado com a sua segurança no percurso. Vamos ver se combinamos algo mais conservador, como eu te encontrar na USP, ou vc me encontrar aqui em Barueri. Como diz o Ivo Cantor, seguro morreu de velho.
Boa semana
ua

Fabão disse...

Oi Cleiton
Prazer em conhecê-lo
Agradeço pelas palavras. Vou ficar de olho no seu blog tb.
ua

Mayumi disse...

É, Fabão, tenho que admitir que este treino merece um chocolate! Rsrsrs. Eu nção posso, mas vc pode comer e deve! oarece fazer muito bem ao coração! Rsrsrs. Parabéns!