segunda-feira, 19 de abril de 2010

Último longo antes da maratona


18/04/2010
Domingo
8:55
Horário previsto para a largada da Maratona de SP, daqui duas semanas, 2/maio.
Sol bonito.
25ºC e subindo. Chegou a 30ºC.
Vesti a camisa da seleção brasileira de futebol, que troquei na promoção do Guaraná Antártica, me fantasiei de corredor: bermuda de lycra, frequencímetro, boné Contra-Relógio, protetor solar.
Finalmente, depois de várias semanas esquecendo de pesar-me antes de começar o treino, medi minha massa em 80Kg.
Fiquei surpreso ao constatar que terminei o treino com 77Kg, mesmo tomando água a cada 3Km, Exceed Gel a cada 6Km, e mais um Gatorade 500ml ao término do treino. Peço ao nobre colega Ivo Cantor que me ajude no cálculo, pois nunca o fiz.
Esse treino foi ótimo para simular o que posso enfrentar na MSP. Nos primeiros Kms a perna parece pesada, talvez porque eu ainda estava "acordando". Mas nada de pânico, depois melhora.
Outra coisa que reparei foi a pulsação. Com o calor ela fica mais alta.
Mais um ponto de atenção: por volta do km 18 eu começo a "me empolgar", o ritmo acelera naturalmente, mas preciso tomar cuidado para não forçar antes da hora.
Lembro da primeira vez que corri 25Km, na corrida da Corpore 2 anos atrás. Fui bem até os 21Km, mas os últimos 4Km foram terríveis: só não andei porque consegui me motivar a continuar firme. Mas neste treino às vésperas da minha primeira maratona, mesmo com o calor, finalizei o treino em ótimas condições. Cansado, mas com a sensação de que ainda dava para correr vários Kms.
O que me leva a concluir que a maratona está na minha "alça de mira". Já escrevi várias vezes: não gosto de "cantar vitória" antes da hora, mas estou confiante que no dia 2 conseguirei completar a maratona de forma satisfatória.
Minha única preocupação é o calor. Mas estou preparado para enfrentá-lo.
Agradeço pelo apoio de todos que têm me ajudado até aqui. Compartilho minha alegria com vocês.
Agora serão duas semanas de treinos leves, dormir cedo, alimentação balanceada, etc.

Números:

25,5Km

in zone (4): 1:45.18
avg hr: 164
peak hr: 182
min hr: 109
tot cal: 3046

1- 5.12 150 (-d1Km)
2- 19.49 158 (3Km)
3- 19.58 160 (3Km)
4- 19.30 162 (3Km)
5- 19.29 163 (3Km)
6- 19.11 165 (3Km)
7- 19.22 168 (3Km)
8- 19.41 168 (3Km)
9- 19.38 171 (3Km)
10- 5.03 174 (-d1Km)

Total: 2:46:51
Pace: 6:33/Km

ua

20 comentários:

G.M. disse...

Parabéns, Fabão.
Sua perseverança, inteligência e bom planejamento farão a sua estreia em maratonas, algo memorável.
Congratulações !
Ass.: Guilherme.

Katryny disse...

Parabéns Fabão!
Sucesso no dia 02 de maio. É muito bom estar confiante, a cabeça boa é fundamental.
Beijos

Unknown disse...

Belo treino, Fabão. Parabéns por ele. Encerrando muito bem a temporada dos longões, que não é nada fácil, mas você enfrentou com valentia. Acho que a confiança é justificada. E não tem, pelo menos não necessariamente, a ver com "cantar vitória". É bem mais relativo àquele ponto de interrogação que a gente carrega em cima da cabeça. É transformar o "será?" em "será", do jeito que for, mas "será". Bom polimento pra você! Descanse e se alimente bem, isso é mesmo muito importante. Até o dia 2!

Abraço,

F.N.

Fabão disse...

Valeu, Guilherme
Em teoria, o cenário está muito bonito
Mas na hora de executar o roteiro ensaiado é que a porca vai torcer o rabo. Espero que, mesmo assim, eu traga a vitória para casa rsrs
ua

Fabão disse...

Valeu, Katryny
Agora é contagem regressiva, e controlar a ansiedade para que ela não se vire contra mim rsrs
bjs

Fabão disse...

Valeu, xará
Gostei muito do "Será? Será!".
Vou guardar isso no coração.
ua

Ivo Cantor corre e conta disse...

Achei muito boa a evolução do bpm, num "crescendo" controlado; para mim, significa que seu organismo deu conta do recado sem disparar. Realmente, em dias quentes o bpm se altera. E aí é preciso cautela, porque acredito que se deva manter o bpm na sua faixa de controle e não deixar que o calor controle esta faixa mais para cima, porque a fadiga e o desgaste se instalam antes do previsto, comprometendo o temnpo final. No dia da prova - mesmo porque será a primeira maratona - cautela deve ser sua tônica. Seguro morreu de velho e devagar se vai ao longe! apesar de sempre se chegar atrasado...
Paabéns pelo treino e disposição, estamos torcendo para um debut brilhante.

Ivo Cantor corre e conta disse...

A perda hídrica foi significativa. De 80 para 77kg há uma redução de 3,75% sem considerar o aporte de líquido (gatorade, água, gel). Acho que faltou um litro de água para deixá-lo numa condição mais segura (78/80 : 2,5%). Juízo aí!

claudio dundes disse...

Fabão.

Os comentários já feitos são de gente experiente e que você confia. Se tiver um segundo de dúvida que seja, venha aqui e releia-os. Alimente-se deles.
Um grande e verdadeiro abraço.

Fabão disse...

Valeu, Ivo e Claudião
Com certeza, vocês também estarão lá comigo no dia 2/maio, fisicamente e/ou espiritualmente.
ua

Dani disse...

Oi Fabão, pode ter certeza que torcida não faltará a vc. Concordo plenamente com o comentário do Claudio...alimente-se deles.
Bjos e boa semana,
Dani

Fabio Matheus disse...

Que legal Fabão!

Todo esforço é recompensado, este trieno longo que você matou no peito e mandou pra dentro, nao caiu do ceu.

A confiança será muito importante na ultima semana pra controlar a ansiedade.

Falta pouco!

Abraço!

Anônimo disse...

É isto aí Fabio! Também me arrisquei este fim de semana. Pensei: é agora ou nunca. No meu treino faltava fazer um longão longo, se é que me entende. Fiz, 24K, fiz 21K, fiz 19K, mas nunca fiz mais que 24. Bem, fui sabado de manhã, 7hrs, rodei 28.3K em 2:36, pace médio de 5:30 que é meu alvo para a MSP 2010. O problema vai ser se fizer calor, e vai ser os ultimos 15K. Mas vamos lá! A gente vai terminar a MSP 2010, nem se for andando! []s e até domingo 2 de maio! Gerrit

Bons Km disse...

Poxa Fabao, to tao feliz por vc, eh um sonho que se realiza depois de muito trabalho e dedicacao...espero que vc complete a tua primeira maratona com muito orgulho de ti...
Eh um feito...grande demais da conta...
Eu tbm querooooooo
BJinhos
Boa semana
Estou torcendo por ti...
Ju

Fabão disse...

Oi Dani
Valeu pela torcida
Eu continuo torcendo pela plena recuperação do Vinicius
bjs

Fabão disse...

Valeu, xará Matheus
A ansiedade ainda não bateu, mas acho que ela virá com o tempo. Minha estratégia é me distrair com outras coisas, vamos ver se dá certo.
Espero que vc tb faça uma ótima estréia na mara.
Uma coisa é certa: concluindo a prova, teremos nossos récordes mundiais pessoais rsrs
ua

Fabão disse...

Oi Gerrit
Cara, pode ir preparado para enfrentar calor. Se não fizer, melhor.
Acho que 5:30 é um ritmo bem confortável pra vc. Se fizer uma hidratação boa e mantiver a motivação forte, com certeza vai completar os 42Km. Cansado, mas feliz.
ua

Fabão disse...

Valeu Ju
Força aí que vc tb chega lá.
bjs

Mayumi disse...

Vai lá, Fabão! Vejo que está com ótimos treinos!
Eu vou de 25 km no dia 2! Espero concluir! Boa sorte e nos vemos! Ha! Olha só o verificador de palavras: grand
Rsrsrs. Bom sinal!

Fabão disse...

Valeu, Mayumi.
Na largada, eu vou estar no portão branco, o último, dos mais lentos rsrs
Agradeço por me lembrar deste "verificador de palavras". Eu esqueci que estava ligado, e acabei de desligar. Eu tinha setado isso para evitar "robôs" publicando coisas nada-a-ver. Se isso começar acontecer, volto a ligar o verificador.
bjs