segunda-feira, 26 de abril de 2010

Combatendo a ansiedade antes da Maratona

Última semana antes da Maratona de SP (2/maio), treinos praticamente finalizados... A estratégia agora é combater a ansiedade.
Na época do Colegial (atual ensino médio?), quando eu praticava triathlon, era comum eu ficar (bem) ansioso às vésperas de uma competição. Inclusive porque eu considerava mesmo que as provas fossem competição (embora o máximo que ganhei foi um 4º lugar na categoria, numa prova meio vazia). Dormir na véspera das provas era um tormento.
No meu retorno às corridas, mudei minha perspectiva e, agora, durmo tranquilamente antes de qualquer prova, pois é muito mais um hobby que uma competição.
Bom, isso era verdade até chegar esta maratona. Percebi que a "responsabilidade" de ter treinado 4 meses exclusivamente para este evento e o fato de não ter experiência nesta distância começaram a dar sinais de que a ansiedade poderia prejudicar minha reta final para a estreia nos 42Km.
Mas meus 35 anos de idade, meus primeiros cabelos brancos que já começaram a aparecer, e os cerca de 20 anos de "carreira" esportiva já me deixaram um pouco "escolado" no assunto.
Então, fica aqui registrado um pequeno roteiro de como combater a ansiedade:
1) Colecionar figurinhas da Copa. Comprei 3 pacotões de 50 pacotinhos (cada). Cada pacotinho tem 5 figurinhas, totalizando 750 figurinhas compradas. Do primeiro pacotão (250 figurinhas) apenas 3 foram repetidas. No segundo pacotão, zero repetida dentro do grupo de 250, e 99 repetidas do total de 500 (até ali). No terceiro pacotão, 3 repetidas em 250, e 107 no total de 750. Das 640 figurinhas do álbum, faltam 97 e tenho 206 repetidas. (caso alguém se aventure a conferir os cálculos, a diferença de 1 figurinha é por conta que em um dos envelopes veio 6 figurinhas, uma a mais que o normal).
2) Assistir TV: 13º episódio da 6ª temporada de Lost, Sessão da Tarde, jogo de futebol, etc. Qualquer coisa para se distrair e pensar em algo que não seja a estreia na maratona.
3) Trabalhar. Vale até levar trabalho para casa para fazer no fds rsrs
4) Brincar com as filhas (isso é ótimo! #NãoTemPreço)
Mas, para não fugir muito do assunto corridas, deixo registrado abaixo meu treino "longuinho" de domingo:
25/04/2010
Distância: 13,5Km (13,5 voltas na pistinha, água a cada 3Km, Gel no 6º Km, 29ºC)
Início: 10:30
Término: 12:00 (aprox)

in zone (4): 40.28
avg hr: 163
peak hr: 179
min hr: 89
tot cal: 1508

1 -129 4.00 (500m aprox)
2 -149 6.33 (1 volta - 1Km)
3 -157 6.14 (1 volta - 1Km)
4 -160 6.11 (1 volta - 1Km)
5 -161 6.23 (1 volta - 1Km) (água no começo da volta)
6 -166 5.54 (1 volta - 1Km)
7 -166 6.04 (1 volta - 1Km)
8 -164 6.17 (1 volta - 1Km) (água no começo da volta)
9 -169 5.50 (1 volta - 1Km)
10 -170 5.53 (1 volta - 1Km)
11 -170 6.05 (1 volta - 1Km) (água no começo da volta)
12 -168 6.07 (1 volta - 1Km)
13 -168 6.07 (1 volta - 1Km)
14 - 172 5.48 (1 volta - 1Km)

Total: 1:23.27
Pace: 6.11/Km

ua

13 comentários:

G.M. disse...

Boa, Fabão !
Parabéns pelo treino.
Dentre os 'hobbys' para "desestressar", só não vale assistir jogos do SPFC na Libertadores.
É muita emoção, para corações que precisam trabalhar muito no dia 02/05...
Boa sorte !
Para todos nós !
Ass.: Guilherme.

Fábio Namiuti disse...

Estar pilhado, ainda mais a essa altura, é humano. E você, Fabão, por mais experiente que seja como corredor e por mais que tenha uma grande cabeça (não estou chamando de cabeção, hein?), humano é. Parte da graça da coisa está nessa expectativa toda e, por que não, até nessa ansiedade também. Essa semana vai custar a passar, mas, como todas, vai passar. E, ao final dela, eu torço para que você, meu amigo, esteja lá, colocando em prática o seu projeto. E curtindo bastante a realização dele.

Abraço e boa semana (e boas colagens de figurinhas!)

F.N.

Ivo Cantor corre e conta disse...

Minha estratégia é ler as Contra-
Relógio antigas e o Guia Completo de Corrida, do James Fixx.
Quanto a ter ansiedade ou não, acredito que ninguém está a salvo. Isto me lembra um comentário que ouvi, na fila do chip da Gonzaguinha de 2003, 6 e meia da manhã, estacionamento do Shopping D, onde um cavalheiro já entrado em anos (devia ter mais de 65) dizia ao amigo também véinho : PQP, quanto mais velho mais ansioso fico; não dormi nada esta noite e já fui três vezes ao trono!
Portanto, caro amigo Fabão, não se preocupe. No dia da prova fica pior ainda, ahahahahahah!!!!!

Fabão disse...

Valeu, Guilherme
Com certeza, o tricolor está complicado, mas pelo menos ainda conseguimos assistir alguma coisa interessante no jogo do Santos rsrs
ua

Fabão disse...

Valeu, Fábio
Com certeza a ansiedade faz parte do momento. Só espero que não seja em excesso, pois aí seria embassado.
Por outro lado, acabei pegando tanta coisa para fazer que não estou dando conta, e acho que talvez seja melhor ficar ansioso que entupido de tarefas.
Diz aí: vc não está colecionando esse álbum pro Dudu? Podemos trocar umas figurinhas rsrs
ua

Fabão disse...

Valeu, Ivo, pelo "consolo" rsrs
Ficar pior no dia da prova, tudo bem. O problema são as vésperas rsrs
Mas tudo bem...
ua

Daniela disse...

Fabão, não adianta a ansiedade faz parte mesmo e como é a sua estréia nessa distância é difícil controlar a ansiedade. Antes de estrear nas corridas de rua eu até cheguei a sonhar com a prova e olha que foram umas 4x...hehehe. Vai lá que a maratona é sua, estarei torcendo por vc daqui de Curitiba.
PS: nos dias anteriores a prova eu tomo chá de maracujá pra acalmar a ansiedade.
Bjos e boa prova,
Dani

Mayumi disse...

Fala, Fabão! Faz um brigadeirão para se distrair! 2x1 para o "perco um amigo mas não perco a piada"! Rsrsrs. Quer dizer que vc vai estar escoltando o ônibus? Acho que vai ser a primeira vez que vou te ultrapassar! E ainda vou dar tchauzinho a 60km/h! Rsrsrs. 2x2! Rsrsrs.
Boa prova! Desencana que tudo dá certo! Quando vc estiver lá pelo km 35, vc pensa: "Até a Mayumi correu uma maratona, por que eu não vou conseguir?". Rsrs. Nos vemos!

Fabão disse...

Valeu, Dani
Desta vez, acho que não vou tomar chá de maracujá. Vai que não acordo no domingo rsrs
Mas agradeço pela dica e pela torcida aí de Curitiba.
bjs

Fabão disse...

Sensacional, Mayumi!
Acho que o empate é o resultado mais justo rsrs
Minha esperança é que tenha alguém mais tartaruga que eu, para eu não escoltar os ônibus rsrs.
Sem querer desmerecer ninguém, mas esse pensamento "se fulano consegue, eu tb consigo" às vezes passa pela minha mente sim. Não sei se tem fundamento, mas pode ajudar...
bjs

Thiago Zamith disse...

Por indicação do Claudio (Ex-Sedentario) vim visitar seu blog, também estou com muita ansiedade que esta me matando rs, medo de algo dar errado etc...
Parabéns pelas estratégias mas comigo nada adianta, quando paro de pensar vem o comercial na TV ou email me lembrando desse grande dia.

Grande abraço

Fabão disse...

Oi Thiago
Eu não sou pastor, nem quero "forçar a barra" para te converter a qq tipo de religião, mas tenho por experiência própria aprendido a descansar em Deus, a buscar a Paz que só Jesus pode nos dar.
Então, recomendo que vc leia o Evangelho de (São) Mateus, mais precisamente o capítulo 6.
A palavra de Deus é poderosa. Se vc gostar "devore-a". Se não for muito a sua praia, deixo aqui abaixo apenas o trecho que citei:

Mateus 6
25 ¶ Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário?
26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?
27 Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura?
28 E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam;
29 contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.
30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir?
32 {Pois a todas estas coisas os gentios procuram.} Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso.
33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

ua

Thiago Zamith disse...

Obrigado pela força Fabão e vamos com tudo nessa maratona.

Abraço