domingo, 3 de outubro de 2010

02/10/2010 - Revezamento 12 horas de natação ACM Osasco

Após um mês de treinos realizados apenas nos finais de semana, e após uma semana dormindo menos que o habitual, neste sábado acordei mais cedo ainda para abrir este revezamento. Há duas semanas participei do Revezamento Pão de Açúcar, e há uma semana corri "debaixo d'água" na Meia Maratona das Pontes. Então, nada mais natural que agora participar de um revezamento aquático rsrs.
Nas 6 horas de natação da ACM Alphaville, nadei duas séries de 20 min, percorrendo 25 chegadas (1250m) em cada uma dessa séries. Desta vez, na ACM Osasco, eu precisaria fazer 3 séries de 20 min, e meu objetivo realista era de apenas 22 chegadas em cada uma, já que estava nitidamente menos preparado.
Fui o primeiro nadador da minha equipe a chegar, e tinha planejado fazer a 1ª, 3ª e 5ª séries das 36 (12h/20min) totais. O professor me informou que o Rafael seria o outro nadador que revezaria comigo, mas fomos surpreendidos quando chegou a Jéssica. Digo surpreendidos porque, caso o Rafael realmente chegasse, teríamos que revezar em 3, e não em 2 como planejado, e isso acabaria adiando o horário de término de cada um (eu tinha que voltar cedo pra casa). Mas, como o Rafael não apareceu (parece que mudaram os planos e não avisaram o professor), no fim acabei revezando "um-sim-um-não" com a Jéssica.
Ela, aliás, conheci no revezamento da ACM Alphaville. Na ocasião ela nadou bem, mas como estava retornando às piscinas há pouco tempo, acabou fazendo menos chegadas que eu. Desta vez, já com um tempo de treino maior, nadou MUITO bem e fez bem mais chegadas que eu.
A informação que me fora passada era de que a largada seria às 7:30 mas, chegando lá, já "corrigiram" para 8h. Mesmo assim, acabamos largando às 8:15.
Fiz a primeira série de 20 min com uma certa tranquilidade. 23 chegadas ficaram de bom tamanho.
Já a Jéssica mandou, de cara, 26 chegadas, e eu fui para minha segunda série na mesma balada da primeira: 23 chegadas.
Enquanto a Jéssica nadava a 4ª série da equipe, eu conversava com os professores sobre nossos integrantes. Aparentemente, dos 12 previstos, conseguiram somente 8 pessoas para nadar. Ou seja, ao invés de cada um nadar 3 vezes, precisaríamos de 4 pessoas nadando 5 séries e outras 4 fazendo 4 séries. E adivinha se eu não seria um dos que faria 5...
Se estivéssemos em Julho, quando eu estava nadando à beça, seria tranquilo fazer 5 séries de 20min. Mas nas condições atuais eu só aceitei isso porque os demais membros da equipe teriam mais dificuldades que eu.
Bom, entrei para minha 3ª série já com um certo cansaço e, sabendo que ainda teria outras 2, bati "apenas" 21 chegadas.
Mais 20 min de descanso e recuperação enquanto a Jéssica nadava, e fui para minha 4ª série: 21 chegadas de novo. Ao acabar, constatei que não era a Jéssica que abria a 8ª série da equipe, mas sim o Celso, veterano ponta-firme que está sempre presente e nunca deixa a equipe na mão. Enquanto eu nadava ele chegou para nos ajudar. Valeu Celsão!
Na sequência nadou a Jéssica e, então, fui para minha 5ª e última série.
Com esse intervalo de 40 min entre a 4ª e a 5ª séries, a musculatura teve um bom tempo para "assimilar" o tal do ácido lático, de forma que recomecei a nadar com algumas dores adicionais, além do cansaço.
Mesmo assim, sabendo que podia "raspar o tacho" e queimar as últimas reservas, ainda mantive o ritmo anterior e fiz novamente mais 21 chegadas.
Somando algumas chegadas que fiz no aquecimento, contabilizei mais de 6km em cerca de 2h. (Oficialmente: 5,45km em 1h40).
Passei a vez, novamente, para o Celso, me despedi do pessoal e "levantei acampamento" pois ainda tinha várias outras coisas para fazer. Acho que a Jéssica ainda ia nadar mais uma vez, e no vestiário encontrei mais um nadador da nossa equipe que estava chegando. Pelo menos por mais algum tempo ainda tínhamos gente para revezar.
Não sei o resultado final, mas desconfio (pela comparação até aquele momento) que nossa equipe deve ter ficado em 4º ou 5º dentre as 7 presentes.
Fiquei BEM cansado mas, pelo menos, cumpri minha 195ª competição no período pós-casamento.
ua

Compartilhar

2 comentários:

claudio dundes disse...

Eu fiquei sem fôlego lendo esse post Fabão. Essa transição natural de revezmanto/chuva para revezamento na piscina foi muito interessante. Muito bom. Divertido também o post.

Vamo que vamo, Fabão. E Parabéns pelas quase duas centenas de provas.

Fabão disse...

Valeu, Claudião.

É isso aí. Rumo às 200!
Nos vemos na USP, dia 17, com horário de verão.

ua