terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

15/02/2014 - 30ª Volta de Itu

Finalmente, após alguns anos tentando, consegui levar minhas mulheres para esta corrida. Várias vezes tentei convidá-las para passear nesta cidade pitoresca, aproveitando que não é necessário acordar tão cedo como nas provas de domingo.
O caminho até Itu não é muito demorado, já que moramos bem perto da Rodovia Castello Branco. Chegamos na cidade por volta do meio dia, e decidimos primeiro almoçar para depois passear. Como não tinha muito lugar para estacionar o carro, optamos pelo estacionamento em frente ao Bar do Alemão, e entramos nesse restaurante tradicional. Local bem agradável e com bom atendimento. O cardápio oferece opções bem interessantes, e o perigo é comer além da conta. Os preços, ainda que não sejam populares, não são absurdos. Por ser um programa diferente, vale a pena uma despesa fora da curva.
Após essa aventura gastronômica, fomos conhecer o que a cidade tem a oferecer. Uma chuvinha fraca incomodou um pouco, mas não inviabilizou o passeio.
Paradas obrigatórias na "praça do orelhão" e lojinhas no entorno.
Ainda estava muito cedo para irmos para o local da corrida, e ficamos turistando ali na região.
Após esgotarmos as possibilidades daquela área, nos dirigimos à arena onde seriam a largada e chegada da prova. Como ainda estava chuviscando, ficamos dentro do ginásio, conversando e procurando alguém conhecido.
Ao se aproximar do horário de largada, fomos para fora e descobrimos que tinha parado de chover.
Meu objetivo nesta corrida era manter um ritmo perto de 6min/km, de forma a completar os 10km em cerca de 1 hora. O percurso tradicionalmente apresenta umas subidas chatinhas, principalmente no final. Além disso, costuma fazer calor. Neste ano achei que o percurso estava mais suave, ainda com algumas subidinhas, mas nada absurdo. A temperatura também estava bem agradável, e acabei fazendo um ritmo bem mais rápido que o planejado, sem ao menos forçar propositalmente, a não ser na chegada.
Aproveitei meu objetivo descontraído para testar a GoPro. Meu primeiro teste usando o "head mount" (elástico para prender a câmera na testa) havia sido uma decepção. Após alguns testes fixando a câmera na bike, achei que desta vez o resultado seria satisfatório. E foi. Veja abaixo a versão que publiquei no Youtube:

Destaque especial para o sprint de chegada em homenagem ao meu amigo Hideaki.
Tempo final muito melhor que o esperado: 50:46
Marcação do GPS: http://www.endomondo.com/workouts/297184686/8052989
Mesmo com a chuvinha, foi um ótimo passeio e uma ótima corrida.

Este tempo, inclusive, foi meu melhor em 4 participações nesta corrida:

04/02/2006 - 22ª Volta de Itu - 01:00:31
03/02/2007 - 23ª Volta de Itu - 01:00:46
07/02/2009 - 25ª Volta de Itu - 00:54:30
15/02/2014 - 30ª Volta de Itu - 00:50:46

ua

Nenhum comentário: