terça-feira, 29 de abril de 2014

27/04/2014 - Track&Field Run Series Iguatemi Alphaville


Corridinha no meu bairro, meio cara, mas deu para encarar.
O kit é de alta qualidade, com garrafinha de alumínio, meia esportiva, boné...
No ano passado, nesta corrida, eu estava no pico do treino para a maratona, e fiz meu melhor tempo nos 10km (46:29). Desta vez estou treinando bem menos, e com menor intensidade. Resolvi fazer a primeira metade forte e a segunda "só para acabar".
Fui à pé até o shopping, peguei o chip e tentei encontrar alguns vizinhos e colegas de corrida. Conversei um pouco com o Martin e sua filha Nicole. Faltando 15 minutos para a largada, fiz um breve aquecimento nos corredores do shopping, e depois completei o aquecimento na calçada ao lado da largada.
Como eu queria começar forte, achei que seria bom aquecer. O clima estava fresco, com céu limpo e Sol brilhando.

Largada pontual às 8:00, levei apenas 10 segundos para passar pelo pórtico. Tentei não abusar da descida inicial, mas não teve como conter o susto ao passar 1km em 4:19. Fim da descida, chegou a hora de ver qual o ritmo eu realmente conseguia segurar nos próximos 4km.
Até a placa de 3km eu consegui forçar bem, mas então comecei a sentir que realmente não estava preparado para aquele passo. Mas só faltavam 2km para minha meta, então eu segurei as pontas por mais um tempo.
Logo à frente juntava o percurso de 10km com o retorno do pessoal de 5km, o que provoca um conflito de ritmos. Fiz alguns zig-zagues e o ritmo deu uma quebrada, tanto acelerando como reduzindo.
Na placa de 4km eu estava meio afogado com a saliva na boca, mas consegui regular a respiração e segui firme para o último trecho forte.
Fechei a primeira metade com 22:40 e aliviei o passo como planejado.
O pessoal que vinha na mesma balada que a minha começou a me ultrapassar, mas fiquei no meu cantinho e segui na minha levada.
Fiz o retorno na Via Parque e tentei visualizar algum conhecido que pudesse estar me alcançando, em especial o Martin.

A placa de 8km passou muito antes da marcação do GPS. Até ali a diferença tinha sido pequena. A placa de 9km estava ao lado da placa de 1km, no pé da ladeira. Eu sabia que dali até a chegada era 1km mesmo, então desconfio que o retorno na Via Parque estava no lugar errado.
Como eu conheço o percurso de outros carnavais, sabia que a subida do último quilômetro é bem chatinha. Ela é longa, começa não muito forte, mas muda de inclinação no meio do caminho, ficando mais pesada. Depois, no final, fica praticamente horizontal, mas ainda é uma subidinha.
Passei por muita gente nesta subida. Acabei forçando um pouco e, depois que passou a parte mais difícil, fiz um pequeno sprint até a chegada (pequena descida).
Resultado oficial, 48:33, mas tinha menos de 10km, com certeza.
Corri mais um pouquinho, só para inteirar os 10km no GPS, mas não esquentei muito com esta diferença.
Conversei com um pessoal e depois voltei para casa.

Marcação pessoal:
3km - 13.24
6km - 14.24 (27.49)
9km - 15.36 (43.25)
10km - 5.11 (48.36)



Nenhum comentário: