terça-feira, 18 de setembro de 2012

16/09/2012 - 20ª Maratona Pão de Açúcar de Revezamento

Minha 14ª participação neste evento, 13ª seguida, novamente com equipes da família Medeiros, agregados e amigos.
Retirei os kits no sábado, com pouca gente nas filas, tudo bem tranquilo. O kit veio bacana e pesado, já que é uma edição "redonda", a vigésima.
No domingo, acordei 3:30 da madruga, comi, peguei meus pais e chegamos no estacionamento da Assembléia Legislativa às 5:30, meia hora antes do planejado, mas com muita tranquilidade. Melhor assim, já que às 6:00 o trânsito já era considerável.
O pessoal da equipe foi chegando ao local de encontro, conversamos um pouco e fui com meu pai para a área de largada.
Como ele ainda não consegue fazer uma volta completa, combinei a troca na região dos octetos. Ele correu primeiro, e eu fiz uma volta e meia.
Nós formamos a equipe B, da qual também fizeram parte meu irmão Fernando e meu primo Ronaldo. A equipe A ficou mais rápida: Johnny, Tom, Paulo e Pedro.
Neste ano, pela primeira vez consegui filmar as pessoas correndo. Não ficou tão bom como eu gostaria, mas ficou bacaninha. O resultado pode ser conferido abaixo:



Além dos participantes das equipes A e B, destaque para o Marilson, pro Marcel surfista, e para o garotinho de 11 anos que me passou virando os 10,55km abaixo de 5min/km. Quem sabe daqui alguns anos esse menino não está na elite, e eu mostro pra todo mundo: "olha, eu filmei esse guri quando ele tinha 11 anos".
O calor, como previsto, foi bravo. Enquanto eu fiquei na área de transição esperando os próximos corredores, vi várias figuras que estavam "nas últimas".
Sobre a corrida propriamente, meu pai conseguiu largar mais ou menos na frente, de forma que não demorou muito para passar na Ruben Berta. Ele fez seus 6km num bom ritmo e me passou a munhequeira uns 40 minutos após a largada.
Quando comecei meu trecho, passei muita gente mais lenta até encontrar minha corrida. Acabei forçando um pouco, e me senti bem neste cenário. Não consegui marcar muitas parciais, mas dava para perceber que estava entre 5:10 e 5:20/km. Alguns trechos foram mais rápidos, outros menos. Pelas minhas contas, fiz 15,35km em 1h19:20, com um pace médio de 5:10/km. A primeira volta, no ponto que meu pai revezou comigo, foi de 54:47 (10,55km, pace médio de 5:12/km).
Na hora de passar a munhequeira para meu irmão, não o encontrei na área de transição. Fui para frente e para trás algumas vezes até encontrá-lo. Depois, revendo a filmagem, consegui identificar onde ele estava, meio escondido. Paciência, é o tipo de situação que pode acontecer nessa prova.
A equipe A fechou a maratona em 3h50, enquanto a B fez 4h11.
O histórico das nossas participações pode ser conferido aqui.
Depois do evento, tivemos o tradicional almoço de confraternização.

ua

9 comentários:

G.M. disse...

Parabéns a toda a família, Fabão.
13 consecutivas é para poucos.
Minha admiração por mais um feito seu.
Ass.: Guilherme.

Fabão disse...

Valeu, Guilherme.
Vamos ver se em 2013 fazemos uma dupla de novo.
ua

Fabão disse...

Valeu, Guilherme.
Vamos ver se em 2013 fazemos uma dupla de novo.
ua

G.M. disse...

Se você quiser, a dupla já está formada para 2013.
Antecipadamente lhe agradeço pelo convite.
Ass.: Guilherme.

Fabão disse...

Então estamos combinados. Vamos tentar uma posição entre as 100 primeiras duplas, já que em 2011 ficamos em 104a (de 314, que já foi bem legal).
ua

G.M. disse...

Combinado.
Valeu pela lembrança.
Ass.: Guilherme.

Anônimo disse...

Olá, gostaria de enviar um e-mail. Para qual posso mandar?
anapaula.todisco@xcomunicacao.com.br

Fabão disse...

Olá, Ana Paula.
Do que se trata?

Mayumi disse...

Oi, Fabão! Parabéns pela participação no Revezamento PA. Eu estava treinando dentro do Ibira neste dia. Não participei desta! Bons treinos!