sexta-feira, 25 de maio de 2012

19/05/2012 - Prova de Natação (11º Interalphas)

Eu estava esperando publicarem as fotos, mas como não publicaram, fica a minha mesmo:
É OURO !!! E bronze também!!!
Já disse e escrevi anteriormente: como corredor, sou um ótimo nadador rsrs
Acostumado a nem chegar perto do pódio, uma vitória de vez em quando faz muito bem ao ego.
Nas Olimpíadas Inter Alphas, evento do bairro realizado a cada 2 anos, eu tinha sido 3º colocado em 2010 na minha categoria, Master. Isso já tinha sido um bom resultado na época, e se eu repetisse agora estaria de bom tamanho.
Alguns contratempos recentes não permitiram que eu fosse nadar com muita segurança. Estava em dúvida se estava na minha melhor forma, mas de qualquer maneira eu faria o meu melhor.
Das 9 baterias da minha categoria, eu estava na última. Meu plano era nadar nas primeiras, mas pelo menos desta forma eu conseguia ver os tempos dos concorrentes.
Em 2010 meu tempo fora 29.70 nos 50m livres. Para 2012 eu queria algo na casa de 30 segundos. Na segunda ou terceira bateria o primeiro colocado fez 30.0, assumindo a liderança geral da categoria até o momento. As outras baterias estavam mais fracas, até que outro nadador marcou 30.5 e fez o segundo melhor tempo até ali. Quando me balizei para nadar, estes eram os dois melhores tempos, algo não impossível de alcançar, mas eu precisaria fazer tudo direitinho.
Os 50 metros nado livre em piscina de 25 metros são uma prova muito rápida, pura explosão. Se ganha nos detalhes. Não pode errar nada ou se perdem décimos de segundos preciosos.
Por outro lado, a receita para fazer tudo certo é bem simples:
- Fazer uma largada rápida e forte;
- Ao entrar na água, não se afobar e fazer o trabalho submerso de ondulação;
- Dar braçadas bem alongadas e com puxada bem forte;
- Bater bastante as pernas, bem forte e com frequência alta;
- Respirar bem pouco;
- Fazer a virada com perfeição;
- Repetir os itens anteriores no retorno, sem desanimar, com força total.
Em resumo: tem que nadar BEM FORTE o tempo todo.
Nadei na raia 1, a pior. Não consegui ver ninguém na volta, mas tudo bem: concentrei no meu máximo e bati na chegada com força.
Olhei para o placar: "1 1 30.2?". Tradução: raia 1, 1º colocado na bateria, tempo de 30.2x (não lembro o que veio depois do 2).
YES!!! Tinha feito o 2º melhor tempo da categoria. Como a minha era a última bateria, ninguém mais poderia bater meu tempo. Era medalha de prata, uma posição melhor que em 2010.
Vibrei muito! Comemorei até com um certo exagero, mas eu me permitia abusar naquele momento de celebração. Fiquei muito feliz!
Saí da área da piscina exultante. Fui até a mesa da equipe AREA (minha equipe nas olimpíadas) e dei a notícia do 2º lugar. Todos ficaram felizes e comemoraram comigo.
Não deu 5 minutos e veio o árbitro da FAP (Federação Aquática Paulista). Colou o papel com a classificação oficial bem perto de nós. O professor Vinícius, coordenador da equipe, olhou o papel e me disse: "Você não ficou em segundo não, ficou em primeiro!" ??? 8S (cara de não-entendi)
Meu tempo oficial foi de 29.75, superando os 30.0 do outro nadador.
Sinceramente, não sei o que aconteceu. Tenho certeza do que vi no placar, mas por algum motivo meu tempo foi corrigido. Isso acontece às vezes, mas não sei maiores detalhes.
Eu já estava feliz com o 2º lugar. Fiquei mais feliz ainda com o ouro.
É muito interessante o que uma vitória faz. Eu não sou uma pessoa muito ambiciosa. Tento fazer o meu melhor, e isso me satisfaz. Mas o reconhecimento, ainda que pontual, que eu fui O melhor, tem um peso diferente. É uma sensação muito boa. E influencia em outras áreas também.
Por isso, recomendo a todos que continuem buscando sempre o melhor que podem alcançar. Vale a pena. Não desistam, não desanimem.
Agradeço em especial a Deus, que por meio de Jesus me fez mais que vencedor.
Romanos 8:37 "Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (vale a pena ler o texto completo).
Depois da prova individual, a equipe AREA ainda conquistou o 3º lugar no revezamento.

ua

2 comentários:

Mayumi disse...

Aiii, Fabão! parabéns pelo OURO e pelo bronze! Graaande nadador... e corredor também!

Fabão disse...

Valeu, Mayumi, grande corredora e ciclista rsrs
bjs