segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

31/12/2011 - 87ª São Silvestre

Tentando tirar o atraso do blog. Parte 1
Última corrida do ano, minha 14ª São Silvestre, um evento para encerrar um ciclo de treinos e provas, para descontrair e se divertir.
A mudança no percurso, com chegada no Ibirapuera, não me incomodou a princípio, mas quando cheguei a esta nova região comecei a ter alguns problemas.
Embora tenha chegado cedo para estacionar o carro onde sempre paro, um local até meio afastado do Obelisco, a área já estava bem cheia de veículos. Ainda consegui um lugar bom, mas um flanelinha colou ao meu lado bem rápido. Fiquei enrolando dentro do carro para ver se ele se tocava e ia embora, mas não teve jeito. Como previ que a cena ficaria feia, coloquei todos objetos de valor na mochila e não deixei nada dentro do carro. Bati boca com o cidadão, tentando intimidá-lo mais do que ele tentava me intimidar, e acho que ele deve realmente ter ficado com medo, pois acabei não tendo nenhum outro problema além do aborrecimento.
Fui andando até a Paulista, uns 20 minutos acompanhado por uma moça que estava meio perdida e acabou me seguindo até a largada.
Ao lado do antigo Banco Real encontrei alguns colegas. Eu queria filmar o novo percurso, como em 2010, mas cinco minutos antes da largada começou a chover, e acabei abortando esse plano. Para 2012 já providenciei uma máquina à prova d'água :D
E lá fui eu conhecer o novo percurso da São Silvestre.
A primeira mudança foi muito bacana. A melhor, na minha opinião. Passar pelo túnel que liga a Paulista à Dr. Arnaldo, com milhares de pessoas gritando, foi sensacional. Uma energia tremenda!
A descida em direção ao estádio do Pacaembu não foi tão ruim como disseram que poderia ser. O tobogã ao lado do estádio adicionou um elemento mais técnico à prova. Mais adiante havia uma barriga nova no percurso, o único ponto que realmente não gostei, mas nada grave.
Perto do Memorial da América Latina voltamos ao trecho igual ao de 2010. A chuva deu uma parada. Até pensei em filmar a partir dali, mas como a chuva voltou um pouco depois, acabou ficando sem registro mesmo.
Sem acontecimentos relevantes a partir de então.
A sensação que tive era de estar correndo uma prova comum. Não a São Silvestre. A corrida ficou descaracterizada, perdeu a identidade. Não teve nada que a diferenciasse ou tornasse especial.
Meu plano original era fazer um ritmo modesto, mas no fim das contas acabei acelerando um pouco, pois queria acabar logo e ir embora. Meu tempo líquido foi na casa de 1h25.
A praça do Obelisco, após a linha de chegada, virou um grande lamaçal, fato que literalmente sujou a imagem da prova.
A chuva torrencial que caía no final da prova e após seu término causou alguns aborrecimentos, mas para mim foi o menor deles. Saí de lá bem menos feliz do que gostaria, mas já superei. Pelo menos, não tive nenhum problema sério.
ua

2 comentários:

G.M. disse...

Fabão,
Sem puxa-saquismo, mas realmente 14 SSs é algo que eu almejo para mim e admiro sinceramente que conseguiu tal feito, como você.
Parabéns pela longevidade e constância nesta atividade física, algo bem difícil de se conquistar.
Um bom ano de 2012 para você e toda a sua família.
Ass.: Guilherme.

Fabão disse...

Valeu, Guilherme.
Um ótimo 2012 pra você também!
ua