segunda-feira, 22 de agosto de 2011

21/08/2011 - 9ª Duque de Caxias Corpore


Apesar de eu não ter a mínima intenção de participar desta corrida por diversos motivos (preço alto e distância "curta", principalmente), uma oferta generosa do meu xará Fábio Namiuti acabou por mudar completamente o cenário. Agradeço mais uma vez, pela inscrição na faixa.
Mas eu ainda estava na dúvida de como encaixar 10km no fim de semana que precisava fazer 26. Pensei em fazer uns 20km no sábado e 10 no domingo, mas acabei optando por um "aquecimento" de 16 antes da largada. Desta forma, já tinha desculpa para não fazer um tempo rápido nos 10km oficiais, ainda mais porque estou fugindo de uma lesão que parece estar querendo se manifestar.
Acordei 4:30 da madrugada para conseguir fazer tudo a tempo. Mas não achei minha pochete-porta-gel e acabei saindo atrasado de casa. Ainda bem que o trânsito estava ótimo e a entrega de kits começou no horário marcado. Fiquei só com o primeiro atraso mesmo.
Comecei meu aquecimento às 6:24 e resolvi não tirar o atraso nesses primeiros 16km. Pelas minhas contas eu conseguiria chegar ao pórtico de largada com menos de 10min após o início, e contava com uma certa tolerância da organização com relação a isso.
Fiz 10 voltas de 1,57km neste circuito:

Depois, corri mais uns 700m até a largada e finalmente comecei oficialmente a prova da Corpore.
Antes de começar, perto do Monumento do Empurra, eu via os corredores já iniciando suas provas. Destaque para dois grupos de militares: o primeiro do Exército, sem camisa, e o segundo da Aeronáutica, com regatas brancas.
O frio de 10~11ºC estava cortante, mas eu gosto deste clima para correr. Durante o aquecimento chegou a garoar, mas na prova só ventou.
Fiz um início conservador, ultrapassando os caminhantes da rabeira, sem qualquer moral para reclamar que estariam me atrapalhando. Afinal era eu quem estava atrasado.
Pouco antes do km 3 comecei a alcançar o pelotão da Aeronáutica. Passei pelo meu parente Barata, cumprimentei, e segui acelerando. Ao ultrapassar os milicos, percebi que estava começando a me empolgar dentro da corrida. Tentei me controlar para não por tudo a perder, mas essa moderação durou pouco.
Já na Av. Ruben Berta os termômetros marcavam 8ºC. Antes do retorno, perto do km 6, comecei a alcançar o pelotão do Exército. Realmente, aqueles negócios que eles ficam cantando, e batendo palmas, são contagiante. Após o retorno ultrapassei o grupo, bem na hora que os dois pelotões de militares se cruzaram, um voltando e o outro ainda indo.
Ao passar pela marca de 7km fiz a conta de que faltava apenas uma parcial de 3km, minha referência nos treinos. Mandei a cautela para o espaço e apertei o ritmo. Para mim foi muito difícil resistir a todo aquele clima competitivo, e mesmo a prudência me avisando que eu poderia pagar um preço meio alto, resolvi fazer um final forte.
Acabei tendo que fazer trocentas ultrapassagens, pois o fato de ter largado atrasado me deixava junto a corredores mais lentos. Isso deveria ser mais um estímulo para que eu me contivesse, mas teve o efeito contrário: quanto mais eu ultrapassava, mais me empolgava.
Cheguei ao ponto de ficar com vergonha de tanto costurar e ziguezaguear. Espero não ter deixado ninguém irritado.
Perante meu objetivo inicial de fechar os 10km na casa de 1h, os 53:09 (marcação pessoal) ficaram excelentes e refletiram toda minha incapacidade de seguir o planejado dentro de uma competição "não-alvo".
Mas não me arrependo e, graças a Deus, não tive problemas mais sérios em decorrência da minha imprudência.
Seguem as parciais que marquei:

in zone (4): 2:08.50
avg hr: 155
peak hr: 180
min hr: 85
tot cal: 2759

aquecimento:
1- 148 19.38 (3,14km)
2- 151 19.32 (3,14km)
3- 152 19.41 (3,14km)
4- 152 18.57 (3,14km)
5- 154 18.22 (3,14km)
6- 145 6.13 (0,7km)

Total (16,4km) 1:42.23

10km:
1- 155 5.42
2- 156 5.31
3- 163 5.32
4- 166 5.12
5- 158 5.40
6- 166 5.32
7- 165 5.27
8- 160 5.10
9- 167 4.54
10-175 4.30

Total (10km) 53.09
Total (26,4km) 2:35.32

Video da chegada:


ua

10 comentários:

Fábio Namiuti disse...

Bravo, Fabão! Muito bom resultado, ainda mais levando em consideração o treino antes. Também sou vítima frequente da citada incapacidade. E conheço, para ser franco, muito pouca gente imune a ela. Valeu pela citação, volto a dizer que fico muito contente em saber que você pôde aproveitar bem a inscrição promocional. Como a sorte tem sido grande, é bacana poder compartilhá-la também com os amigos.

Abraço e até dia 18!

F.N.

G.M. disse...

Lá na Disney não vá me atropelar não, hein Fabão? (risos!) Afinal lá eu serei o caminhante a lhe atazanar! :-)
Boa sorte na preparação e parabéns por mais um longão completado.
Ass.: Guilherme.

Fabão disse...

Valeu, xará Namiuti.
Fiquei um pouco mais aliviado em saber que não sou um caso isolado rsrs.
Prepare a farofa para o dia 18 rsrs
ua

Fabão disse...

Cuidado, Guilherme. rsrs
Se ficar andando muito eu que vou te atazanar rsrs
Mas, pelo que tenho visto, vc andando ainda é mais rápido que eu trotando... Não tenho a pretensão de te buscar, a não ser que vc marque muita bobeira rsrs
Valeu
ua

claudio disse...

Isso aqui está parecendo conversa de comadres. Se não me deixarem participar vou "espeta-la" com minha agulha de crochê, que é maior do que a de vocês.

Grande mega treino, Fabão. Parabéns. Abraço grande.

Fabão disse...

Grande Claudião
Meio alegre essa sua declaração kkk
Valeu pela visita
ua

Joka disse...

kkkk....Como vc consegue apontar no video, achei irado !!! rsrsrs Parabéns Fabão, guerreiro !!!!

Fabão disse...

Falae, Joka!
Esse video eu subi no YouTube, e lá tem uma opção chamada "anotações". Depois de brincar com elas algumas vezes, acabou ficando assim, como se estivesse apontando pra mim. Só não consegui fazer ela "andar" junto comigo, então preciso fazer várias, uma em cada lugar.
Valeu!
ua

Mayumi disse...

Oi, Fabão! Ainda bem que vc não me atropelou lá em SBC! Rasrsrs. setava lesionada e mais devagar que o normal! Kkkk. Ai de vc se tivesse me derrubado! Rsrsrs.
Parabéns pelo treino! Boa a temperatura para correr, né?
Bons treinos!

Fabão disse...

Oi, Mayumi!
Apesar de ter costurado na Duque de Caxias, não atropelei ninguém. Muito menos atropelaria você na terra do Lula rsrs.
A temperatura estava excelente. Quando faz frio temos que correr mais rápido para aquecer melhor...
bjs
Fabão