segunda-feira, 25 de outubro de 2010

24/10/2010 - 12ª Corrida Jaraguá Clube Campestre


Domingão nublado, mas sem chuva... Horário de largada não tão cedo (9h), local reservado e fechado, todas as condições colaboravam para conseguir levar minha filha Beatriz para assistir esta corrida, como aconteceu em 2009. Mas, no fim, alguns motivos levaram-me a decidir não levá-la. O principal era que ela precisava dormir rsrs.
Fora este revés, tudo ótimo para mais uma corrida no clube Jaraguá. Para quem não sabe (ou não lembra) eu era sócio deste clube enquanto morava com meus pais (long time ago rsrs). Meus pais ainda são sócios e, de vez em quando, passamos o dia lá.
Nos últimos 5 anos (de 2006 prá cá) eu tenho participado de todas as corridas nesse clube. Meus tempos vinham melhorando ano a ano, mas eu já sabia que em 2010 não conseguiria melhorar o último sub-49. Além de não estar bem preparado, o percurso - que eu sempre desconfiei ter menos de 10km - este ano sofreu algumas alterações para ficar com a distância correta.
Já que eu não ia participar para fazer um tempo rápido, fui mesmo para aproveitar a estrutura da prova. O local é espetacular, muito bonito. O abastecimento de água é até um exagero: 3 postos por volta - em 4 voltas passei por 12 postos rsrs, menos de 1km por posto. Depois da corrida tem um ótimo café da manhã. Isso sem contar o que eu não usei, como vestiário, lanchonete, etc.
O percurso é bem técnico, com ladeiras para todos os gostos, piso variado (asfalto, terra, paralelepípedo) e o que mais chama atenção é o visual cheio de verde e grande contato com a natureza.
Logo que cheguei à portaria do clube já encontrei meu pai. Se combinássemos não conseguiríamos chegar tão juntos assim rsrs. Infelizmente fiquei sabendo que ele não poderia correr por causa de um problema de ácido úrico no joelho. Mas ele tentaria participar da caminhada.
Pegamos nossos kits, fizemos uma social com os conhecidos, hino nacional, alongamento, aquecimento e vamos para a largada. Encontrei um colega do Fórum Runner Brasil, o César, que é um corredor bem rápido. Ele foi lá para frente da largada enquanto eu fiquei mais prá trás.
A primeira volta foi um pouco rápida, mas logo percebi que não conseguiria manter aquele ritmo e dei uma reduzida. Um velhinho que eu tentava acompanhar no início, até ficando um pouco à sua frente em alguns trechos, me passou definitivamente no começo da 2ª volta e nem consegui revidar. Antes de acabar essa 2ª volta o Cesar me ultrapassou, colocando uma volta de vantagem. Ele liderava os 10km com folga, já que o 2º colocado só me ultrapassou muito tempo depois.
Ao abrir minha 3ª volta consegui distinguir quais corredores realmente estavam disputando a mesma prova que eu, já que antes estava misturado o pessoal dos 5km também. Sem ninguém por perto, nem à frente nem atrás, e sem objetivo de fazer um bom tempo, fiquei momentaneamente um pouco desmotivado dentro da corrida. Mas logo fui avistado, no retorno da portaria, por um amigo que até o momento eu não havia visto, e a ideia de não deixá-lo ultrapassar-me deu-me forças para seguir num bom passo.
Minha última volta foi um pouco mais forte, já que eu podia usar minhas últimas reservas de energia. Mesmo não vendo meu amigo Marcelo por perto, não queria dar chance para uma ultrapassagem no final. Infelizmente ele parou após completar a 3ª volta, pois não se sentiu bem.
Completei minha prova um pouco acima de 56min, mas o tempo não foi muito relevante. Conversei um pouco com meu pai e, depois, com o Cesar, que venceu os 10km com muita facilidade.
No café-da-manhã procurei pelo Marcelo, mas não o encontrei. Pena. Um outro amigo comum informou que ele teve algum problema, mas espero que não tenha sido nada grave.
Conversei mais um pouco com meu pai e depois peguei a estrada de volta para casa.

Meus números:
1ª volta - 13.16
2ª volta - 14.20
3ª volta - 14.46
4ª volta - 14.09
Total: 56.31

A princípio não tenho corrida agendada para Novembro, mas nunca se sabe o que pode aparecer, né?
Rumo à minha competição de #200 (não é a 200ª corrida, pois incluí natação e outros na conta), tenho a seguinte agenda:
197 - 12/12/2010 - 44ª Gonzaguinha
198 - 19/12/2010 - 1ª Meia Maratona Alphaville Running
199 - 19/12/2010 - 35ª São Silveira (Barueri)
200 - 31/12/2010 - 86ª São Silvestre

Como dá para perceber, dia 19/12 há duas corridas, mas não vou fazê-las no mesmo dia. Estou aguardando a confirmação da São Silveira, que é prioridade para mim. Se forem realmente na mesma data, não faço a Meia Maratona e arranjo uma outra corrida no meio do caminho, para que a São Silvestre fique sendo a de #200. Ou não, rsrss

ua

Compartilhar

7 comentários:

claudio dundes disse...

Fabão, mais uma prova completada. Na próxima dará certo da filhona ir também.

Você voltar aos longos, chame o Claudião para "aqueles" iniciais nos quais uma companhia mais lenta não chega a atrapalhar tanto. E para os "chaves" me ofereço para ser "apoio" caso queira em estrada.

Grande abraço,

G.M. disse...

Fabão,
Parabéns pela a sua longeva e vitoriosa trajetória nos esportes.
Puxa vida... Estava contando com você para conseguir chegar na arena da Meia de Barueri! (risos!)
Boa semana para você.
Ass.: Guilherme.

Unknown disse...

Bacana a prova, Fabão. Está anotada no caderninho com etiqueta "um dia". Parabéns por mais uma no vasto currículo multidesportivo.

Abraço e boa semana pra você!

F.N.

Fabão disse...

Falae Claudião
Nesta semana eu retomei meus treinos, já que o trampo deu uma folga após 2 meses de horas-extras.
Acho que em novembro devo fazer um ou dois longões, mas não sei se vai conflitar com seu calendário para a mara de Curitiba.
Vamos nos falando...
ua

Fabão disse...

Guilherme, fique tranquilo.
Mesmo se eu não foi nessa meia, te passo as dicas de como chegar lá.
ua

Fabão disse...

Xará, esta corrida é muito bacana mas, se vc for corrê-la, venha preparado para apenas curtir, pois não dá para fazer tempo rápido e as placas de parciais não estão no local correto. O trecho novo adicionado neste ano ficou bem ruim, mas todos os outros pontos positivos acabam compensando esses negativos.
Quando vc planejar correr esta prova, me avise para eu te passar algumas outras dicas mais detalhadas.
ua

FREE ATLETA disse...

Parabéns guerreiro !!!! Uhuuuuuuuuuuuuuuuu