quarta-feira, 18 de agosto de 2010

14/08/2010 - Alphaville Running 2010 - 3a etapa

Este último sábado foi um dia de agenda cheia. Acordei minhas filhas mais cedo que o normal para irmos participar do InterAlphas. A Karina, 3 anos, foi participar da Gincana Lúdica. A Beatriz, 8 anos, participaria do Circuito Esportivo no domingo. No fim, a Be participou também no sábado, para ajudar a irmã. Foi uma experiência daquelas "não tem preço" ver minhas filhas participando juntas das atividades, a despeito do frio congelante que fazia.
Após essa atividade matutina, fomos dar a vacina da gotinha na Karina, almoçamos, e voltamos ao InterAlphas para meu jogo de basquete às 14h. Joguei o tempo todo (2 tempos de 15min corridos), fiz 4 pontos em 3 cestas (2 lances livres), e meu time perdeu por 3 pontos. Mas valeu pela diversão.
Das 15 às 17h tentei me recuperar para a corrida do fim da tarde. A Alphaville Running, 3ª etapa.
Este foi meu retorno sério às corridas após a MSP. A rigor, eu já tinha corrido uma outra prova no final de maio, mas foi mais por diversão.
Em julho eu tentei retomar os treinos e, se não foram perfeitos, pelo menos foram organizados e bem aproveitados.
Mesmo meio cansado por causa do basquete, fui lá enfrentar os 10km para ver no que dava.
Convidei dois colegas do trabalho que foram conhecer a prova, e também encontrei alguns outros conhecidos que se dispuseram a encarar os 10~15ºC de Alphaville. Achei que encontraria o Gerrit Dutchman, mas não o vi. Acho que ele está mais sumido que eu.
O percurso é super simples, em apenas uma avenida que beira o rio Tietê. A altimetria é quase 100% plana, com pequenos aclives e declives facilmente superáveis.
Minha estratégia era correr 1km em ritmo médio e 1km mais forte, alternando a cada 1km para quebrar a monotonia do percurso. Esta tática funcionou até o km 5, mas depois acho que erraram nas parciais, pois meus tempos 6-7-8, que deveriam ser forte-médio-forte, ficaram em 5:16-5:00-5:05, sendo que todos os meus outros km fortes foram abaixo de 5min, e todos meus outros médios foram acima de 5min.
Essa diferença no meu tempo parcial não chegou a me atrapalhar. Quando passei pela placa do km 9, dois corredores me ultrapassaram de forma consistente, e percebi que vinha mais gente junto. Olhei para trás e vi umas cinco ou seis pessoas na região, e como era meu km forte resolvi entrar no "pelotão" para ver se dava para aproveitar alguma coisa. Encostei no corredor que ia à minha frente e tentei acompanhá-lo por algum tempo, mas ele acabou abrindo alguns metros de distância. Pelo menos ninguém mais me ultrapassou. O único que emparelhou comigo ficou para trás no sprint de chegada. Minha última parcial acabou ficando em 4:27 e fechei os 10km em 50:39. Nada mal para mim, dadas as circunstâncias.
O frio com certeza ajudou na minha performance, mas também foi um perigo à minha saúde. Estou fugindo de uma tosse chata que quer me pegar, e tive que ir logo para casa para não piorar.
Pude comprovar que esta é uma prova rápida. Se eu treinar direito, acho que consigo bater meu récorde nos 10km.

Números:
in zone: 24
avg hr: 177
peak hr: 204 (?! acho que a bateria está acabando)
min hr: 131
tot cal: 1044

1- 164 5.38 (médio)
2- 180 4.35 (forte)
3- 179 5.13 (médio)
4- 180 4.45 (forte)
5- 178 5.21 (médio) (25.32)
6- 179 5.16 (forte)
7- 177 5.00 (médio)
8- 178 5.05 (forte)
9- 177 5.18 (médio)
10- 180 4.27 (forte)

total: 50:39
ua

Compartilhar

12 comentários:

G.M. disse...

Boa, Fabão !
Repetindo o que escrevi no semi-moribundo Runner Brasil: parabéns pelo excelente tempo!
Ass.: Guilherme.

Unknown disse...

Ótimo resultado, Fabão! O recorde está rondando.

Parabéns!

F.N.

Fabão disse...

Valeu, Guilherme
Bons tempos onde eu disputava contigo na casa dos 50min. Agora fiquei muito pra trás da sua performance voadora rsrs
ua

Fabão disse...

Valeu, xará
O récorde é uma questão de tempo rsrs
ua

G.M. disse...

Que isso, amigo Fabão!
Nem provas de 10km eu disputo mais...
É não é por despreza-las não...
Falta-me performance mesmo!
Você está anos-luz na minha frente.
Ass.: Guilherme.

Dani disse...

Parabéns pela prova!!! Continue treinado que a melhora sempre vem.
Bjos,
Dani

claudio dundes disse...

O Fabão postou! O Fabão voltou! O Fabão é show! Mas o criaturinha difícil, sô. Tá louco. Vou organizar um manifesto chamado "Me dá bola Fabão!"

Mande-me comer menos. Diga para eu treinar de verdade. Peça bom senso, mas não me ignore.

Estou quase entrando em depressão!

Parabens pela corrida e pelas atividades em família.

Fabão disse...

Ê Claudião exagerado, sô! rsrs
Peço desculpas pela ausência, mas não foi por mau.
Vou passar lá no seu blog pra fazer uma visitinha. Quem sabe não combinamos um churrasco de chuchu KKK
ua

Mayumi disse...

Oi, Fabão! Quase fui pra esta corrida, mas depois que peguei dois percursos que diziam ser quase tudo plano e fui parar num abismo (rsrsrs), eu pensei duas vezes! Se mudaram o percurso, eu vou pensar de novo! Rs. Mas a frase em japonês do informativo deles, acho que foi traduzido pelo Google Translator! Naõ tá nada certo! Pode ver que esta que está no informativo e o que escreveram na camiseta e na medalha são diferentes! Pode conferir com seu olho biônico! Rsrsrs. Bons treinos e parabéns pela performance!

Fabão disse...

Oi Mayumi
Que bom que vc escreveu sobre a frase em japonês. Eu realmente estava em dúvida sobre o significado.
Até pedi ajuda para uma conhecida que mora no Japão, mas ela não retornou.
Uma pena terem escrito errado...
Sobre o percurso, de fato mudou. Ficou mais rápido, mas o cheiro do rio pode prejudicar olfatos mais sensíveis rsrs
bjs

Anônimo disse...

Opa! Estamos aqui sim. Férias na Holanda, lesão no quadril ... estou de férias das corridas! No dia 14 aínda pensei: "Nossa, que frio!" A gente se vê na piscina da ACM, isto é, se você for lá sabado às 8! []s Gerrit

FREE ATLETA disse...

Cabra bom !!!! rsrs Parabéns Fabão.