segunda-feira, 28 de julho de 2008

Corrida na Bíblia

Ontem à noite na igreja, o pastor Eliéser (?) leu o capítulo 4 de I Samuel. No versículo 12, conta sobre "um homem de Benjamim" que correu do campo de batalha (entre Ebenézer e Afeque, ver o versículo 1) até Siló.

Link: http://www.bibliaonline.com.br/acf/1sm/4
I Sm 4:12 = Então correu, da batalha, um homem de Benjamim, e chegou no mesmo dia a Siló

Na página pesquisada, a região da batalha é indicada nas coordenadas 32.1047126615, 34.9319792121 enquanto Siló é indicado em 32.0557005071, 35.2895286971


(clique na imagem para ampliá-la)

Pesquisando no Google Earth, a distância em linha reta entre estes dois pontos é de 34,24 Km. Considerando um adicional de 15%, pois dificilmente a pessoa correu em linha reta, chega-se ao valor de 39,376 Km, quase a mesma distância da Maratona.

Deve-se considerar também que a região percorrida é montanhosa.

Observa-se, no texto, que a pessoa "chegou no mesmo dia a Siló". Se, hoje em dia, maratonistas profissionais percorrem a distância em pouco mais de 2h em percursos planos, posso calcular que a pessoa correu, naquele dia, por volta de 3h. Considero que era uma pessoa bem preparada, mas talvez cansada da batalha (não dá para ter certeza), e pode ter feito um ritmo mais lento nas montanhas. Não se sabe se a pessoa começou a correr pela manhã, ou pela tarde, pois a batalha pode ter sido rápida, ou mesmo pode ter durado mais de um dia. Não dá para saber se o corredor participou da luta, ou se tinha uma função apenas de observação para, depois, ir relatar o ocorrido. Apenas é informado que ele "correu da batalha". Da mesma forma, também não sabemos se ele parou para descansar, ou se correu o tempo todo, ou se intercalou trechos de caminhada.

Diferente do personagem da corrida de Maratona, o corredor desta história não morreu, mas contou tudo o que aconteceu na batalha. Outra diferença é que o corredor da batalha de Maratona correu para anunciar a vitória, mas o desta história anunciou a derrota.

De qualquer forma, a mensagem principal do texto não tem relação alguma com a parte de corrida. Só escrevi estas observações para deixar documentado o "estudo" desta passagem.

Qualquer pessoa que puder adicionar informações relevantes, favor comentar no link abaixo.

ua

3 comentários:

Anônimo disse...

Pastor, Excelente comentario! Continue assim. Que Deus continue lhe usando grandemente.
Hoje, lamentavelmente existe pessoas...mensageiros de má noticia, mas...
Quäo formosos säo os pés daqueles que anunciam as boas novas..
Bem-aventurados os que seguem os exemplos de Jesus.

A paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Fabão disse...

Olá visitante.

Fico feliz que tenha gostado do texto. Muito bom o versículo que vc citou: Isaías 52:7.

Deus te abençõe!

[]s

Josiel de Assis disse...

"Os velozes nem sempre vencem a corrida" (Eclesiastes 9:11)

"...não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão somente puder terminar a corrida ..." (Atos dos Apóstolos 20:24)

"Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé." (2 Timóteo 4:7)

"...corramos com perseverança a corrida que nos é proposta"
(Hebreus 12:1)

“Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis." (Coríntios 9.24-25)