terça-feira, 4 de agosto de 2015

14/06/2015 - Mizuno Half Marathon SP 2015


Essa não era uma prova que eu estava planejando participar. Até tinha ouvido falar dela, mas não era uma prova-alvo que justificasse pagar mais de cem reais.
O percurso e a época prometiam tempos rápidos, mas a data ficava bem no meio das duas maratonas que eu estava inscrito. Não que isso atrapalhasse na preparação, mas eu não estaria focado na meia maratona para performar.
Todavia, apareceu a oportunidade de correr como marcador de ritmo, uma parceria do canal Corrida no Ar com a Mizuno. Entre vários candidatos, eu fui um dos dez contemplados. Oficialmente foi um sorteio, mas eu acho que foi um pouco escolhido, sei lá. Não vi como foi, só acho.
De qualquer forma, fui contemplado com a inscrição, com direito ao kit oficial mais um shorts, camiseta extra de marcador e um par de tênis Mizuno Sayonara 2. Excelente, fiquei muito feliz.
A entrega dos kits foi nos dias antes da prova, numa expo bacana. Fui no sábado, levei minhas filhas e assisti à mesa redonda com atletas campeões. Nota negativa para o preço do estacionamento, onde gastei R$40. Mas, considerando que ganhei inscrição, kit, tênis etc, eu ainda estava no lucro.
No domingo tentei chegar cedo para estacionar no Iguatemi JK, que tinha um convênio com a prova. Peguei um certo trânsito na região, mas consegui estacionar com uma certa tranquilidade.
A camiseta de marcador de ritmo oficial era rosa chiclete. Super chamativa, mas eu estava me divertindo. Aproveitei que precisaria rodar lento e levei minha peruca black power para servir de referência aos outros corredores.

Minha meta era 2h10, podendo ficar entre 2h08 e 2h10. O critério para ser marcador de ritmo era fazer um tempo pelo menos 10 minutos mais lento que o normal. Eu tinha feito 1h56 nas meias da Yescom e da Corpore, e me candidatem a marcador de 2h10. Seria bem tranquilo fazer isso. Aliás, foi mais difícil correr devagar, pois precisava ficar toda hora tomando cuidado para não ir mais rápido.
No começo foi difícil correr "devagar", ou seja num ritmo mais lento que o que eu faria em uma competição. Por outro lado, é legal interagir com a galera, pois eu era uma referência dentro da prova.
Além de mim, também havia outros marcadores de ritmo. Para cada ritmo havia dois marcadores, e os tempos de referência eram: 1h30, 1h40, 1h50, 2h00 e 2h10.
Como o meu ritmo era o mais lento, fui para o fim da área de largada. Acabei conhecendo a Camila, que seria a outra marcadora de 2h10. Ela estava com o namorado (?) que já tinha feito o Ironman. Ficamos conversando até a largada, e nos primeiros quilômetros corremos juntos.

Nas primeiras parciais eu estava passando um pouco acima da meta de 2h10. Mas acho que eram as placas/faixas que estavam fora do lugar.
Depois, de uma hora para outra, comecei a passar abaixo das 2h08 e tive que tirar o pé (mais ainda).
A essas alturas eu tinha perdido a Camila de vista, mas o Willian continuava ao meu lado.
Em vários momentos as pessoas interagiam comigo, perguntando sobre o ritmo e coisas do gênero. Um dos corredores, chamado Márcio, resolveu nos acompanhar e fomos conversando.
Era a primeira meia maratona dele, e parecia que aquele ritmo seria uma boa meta.
Outras pessoas também nos acompanhavam. Ora nos passavam, ora eram ultrapassadas.
Na parte final eu voltei para dentro da meta, e no finalzinho quase fiquei acima. Pensei que fecharia em 2h08 baixo, mas parecia que a linha de chegada estava mais longe, e precisei dar uma aceleradinha fechando em 2h09.
O Márcio acabou ficando um pouco para trás, mas eu não percebi, porque outro corredor parecido (altura semelhante e camiseta da prova) emparelhou e fez a chegada junto. E eu fiquei gritando: "vai Marcião", mas era outra pessoa.

A Camila tinha ficado para trás no início, mas nos passou lá pelos 15km e fechou em 2h08.
Na minha opinião, foi uma experiência bacana. Gostei da interação com os corredores e acho que consegui cumprir minha função.

Video:

GPS:
https://www.endomondo.com/workouts/542349891/8052989
https://www.strava.com/activities/325431164

Parciais (meta: entre 6:04 e 6:10 por km)

1- 00:06:08 ok
2- 00:05:58 mais rápido
3- 00:06:40 mais lento
4- 00:05:58 mais rápido
5- 00:06:42 mais lento
6- 00:05:43 mais rápido
7- 00:05:36 mais rápido
8- 00:05:45 mais rápido
9- 00:06:00 mais rápido
10- 00:05:45 mais rápido
11- 00:06:02 mais rápido
12- 00:06:11 mais lento
13- 00:06:09 ok (perdi, mas fiz a média)
14- 00:06:09 ok
15- 00:06:15 mais lento
16- 00:06:18 mais lento
17- 00:06:06 ok (perdi, mas fiz a média)
18- 00:06:06 ok
19- 00:06:15 mais lento
20- 00:06:15 mais lento
21- 00:07:05 mais lento

ua

Nenhum comentário: