segunda-feira, 3 de maio de 2010

02/05/2010 - 16ª Maratona de SP

Versão resumida da minha estreia na maratona:

Nada como ter um "plano B" na manga, para o caso do "plano A" apresentar problema.
No meu caso, com o Sol bonito brilhando no céu, minha única preocupação mais séria se concretizava logo antes da largada.
A temperatura na casa de 28ºC por um lado não estava fresquinha, mas também não era o pior cenário possível. Já treinei com 33ºC, então os 28ºC foram "encaráveis" rsrs.
Mas acho que a irradiação solar incidindo diretamente na pele foi pior que a temperatura do ar.
Bom, de qualquer forma, fui tomando água em todos os postos. Até os 25Km a distribuição de água estava farta. Na marca de 21Km parei um pouquinho na Pça Panamericana para reaplicar protetor solar e pegar uma garrafa de gatorade geladíssima com meus pais. Duas atitudes muito acertadas.
A partir da segunda passagem pela USP a distribuição de água não foi das melhores. Era difícil achar água gelada, e em alguns postos no final da corrida a água tinha acabado.
Perto dos Kms 31~32 comecei a sentir um pequeno mal estar, até mesmo uma certa ânsia. Comecei alternar corrida e caminhada, mas mesmo um trote leve me causava mal estar. A parte física/muscular estava boa, sem dores relevantes e sem cansaço que pudesse comprometer. Mas esse mal estar me fez decidir parar na ambulância do km 33 para tomar um plasil.
O atendimento foi bem demorado, o que me fez perder um bom tempo e quase perdi também a paciência. Fui andando do km 33 ao 39 para ver se melhorava, e de fato melhorei. Em vários momentos eu queria voltar a correr, pois sabia que faltava pouco, mas decidi que só voltaria quando faltassem 3Km. Nos últimos 3Km retomei o trotinho, estilo CQC/DQD (custe o que custar/doa o que doer). Mas nem doeu nada, foi bem tranquilo. Bem lento, mas sob controle.
De qualquer forma, ainda que não tenha sido uma prova excelente, fiquei contente de completar os 42Km mantendo minha integridade física, sem cãibra, sem dores, sem desânimo, sem passar mal. Fazendo uma ilustração, o mal estar foi uma pequena mancha numa obra de arte. Dou nota 7 para minha participação. Acho que em 2011, se Deus quiser, volto para melhorar este tempo.

in zone (4): 3:01.44
avg hr: 153
peak hr: 174
min hr: 105
tot cal: 5281


Trecho    Freq   Parc. Total    
0-3Km     155bpm 19.41
3-6Km     158bpm 19.42 39.23
6-9Km     160bpm 19.55 59.18
9-12Km    162bpm 19.23 1:18.40
12-15Km   164bpm 19.16 1:37.56
15-18Km   164bmp 19.15 1:57.12
18-21,1Km 166bmp 20.14 2:17.26
21,1-24Km 162bmp 20.18 2:37.45
24-27Km   168bmp 19.05 2:56.49
27-30Km   168bmp 21.11 3:18.00
30-33Km   154bmp 27.21 3:45.21
33-36Km   125bmp 43.47 4.29.08
36-39Km   131bmp 31.52 5:01.00
39-42,2Km 161bmp 23.47 5:24.47

Vou tentar escrever uma versão mais detalhada, com as pessoas que encontrei (e que não encontrei), etc.

ua

29 comentários:

claudio dundes disse...

É isso aí, Fabão.

Seguiu firme e com saúde, que é o mais importante. Ficou gostinho de quero mais e ano que vem você dará o troco neste mal estar. Com ele e tudo seu tempo foi muito bom.

Foi um prazer econtrá-lo e lamente não tê-lo visto no final.

Grande abraço, amigo Guerreiro. Você correu e Jesus o abençou com serenidade e galhardia. Outro teria ficado deprimido e desistido. O que não aconteceu com você.

Fabão Vencedor!!!!!!!!

G.M. disse...

Excelente, Fabão !
Invejo-o, e muito, pela maneira altiva com que você bem encara os fatos e sempre extrai grandes vitórias destes.
Parabéns !
A prova foi duríssima, com toda a certeza.
Congratulações !
Ass.: Guilherme.

Bons Km disse...

Parabéns Fabão por completar a prova...
foi guerrero demais
me orgulha muito
Boa semana de recuperação
Bjinhos
JU

FREE ATLETA disse...

É isso ai guerreiro, plasil na veia e segue o fluxo até o fim !!!rs. Com calma, nos vamos crescendo a cada prova Fabão. Parabéns man e rumo ao próximo desafio pq esse vc já venceu....Ahuuuuuuuuuuuuuuu

Dani disse...

Nada como ter sabedoria e respeitar o corpo. Está de Parabéns Fabão, e que venham o próximos desafios.
Bjos,
Dani

Anônimo disse...

É isto aí Fabio! Fiquei procurando você, mas acho que você largou mais para tras. De qq forma, percebi que o sofrimento, para nós maratonistas de primeira viagem era 'total'. Tudo 100% até km 25, depois os problemas começam. Corri os ultimos 17K com dores no corpo inteiro, mas o que valeu mesmo foi ter chegado! Cruzar a linha dos 42.195 foi uma coisa fantástica! Parabéns! O ano que vem vai ter mais! []s Gerrit

Unknown disse...

AEEEEEHHHH AMIGÃO !!!

Com sol... organização lixo ... e tudo mais contra, a gente conseguiu fechar os 42 quase 43 rsrs ... Deus é mais forte e abre nosso caminho !!!

Sucesso e Parabéns !!!

Unknown disse...

Parabéns, Fabão! A prova foi dura, mas você também foi. Parabéns por tê-la concluído, vencendo as dificuldades encontradas. Chegando inteiro, pronto pra (pensar, por enquanto, na) próxima. E encarando com serenidade e de cabeça erguida o fato de as coisas nem sempre saírem como queremos. Sem manchas, meu amigo! Toda obra de arte é uma obra de arte. E deve ser valorizada como tal. Que a de 2011 seja sua obra-prima, se é que não rola uma outra antes!

Abraço!

F.N.

Ivo Cantor corre e conta disse...

Parabéns, prezado amigo, pela conclusão da prova, sofrida mas concluida. A partir do 30/32 a situação sempre é mais difícil mas voce agiu com sabedoria controlando até concluir. A temperatura nos enganou, o sol judiou bastante. Fiz os 25k em 2h23' e rodei levemente mais 5 em 33min. Aí, voltei de busão. No mais, deu tudo certo e fico contente que o amigo venceu esta pafada bravamente.

Ivo Cantor corre e conta disse...

Corrigindo : "venceu esta parada bravamente".

Fabão disse...

Ae Claudião!
Fiquei EXTREMAMENTE feliz em te encontrar e te conhecer pessoalmente.
Fiquei muito contente em te ver pelo percurso firme e forte.
Parabéns pra vc tb.
Claudião campeão!
ua

Fabão disse...

Valeu, Guilherme.
Você tb foi muito bem, mesmo "quebrando". Acho que foi muito mais uma quebra de RITMO que uma quebra "de motor" rsrs.
Infelizmente não nos encontramos, mas não vai faltar oportunidade.
ua

Fabão disse...

Valeu, Ju
Agradeço pelo apoio, mesmo "à distância".
Esta vitória tb é sua de de todos que me incentivaram.
bjs

Fabão disse...

Valeu, Joka!
Sinceramente, eu não gostaria de ter apelado a este recurso (plasil), mas naquelas circunstâncias eu achei que era mais prudente...
Parabéns pelos seus 52Km, com 10K de aquecimento antes da mara!
Nos vemos qq dia
ua

Fabão disse...

Valeu, Dani
Realmente, chegou uma hora que eu tive que maneirar para não passar mal. Eu não estava me sentindo muito ruim, mas se continuasse daquele jeito iria piorar.
Posso não ter experiência em maratona (bom, agora tenho um pouco rsrs), mas tenho uma boa rodagem para perceber alguns sinais do corpo.
Agradeço por todo apoio e incentivo que vc sempre registra aqui no blog
bjs

Fabão disse...

Valeu, Gerrit
Sim, eu larguei lá no fundão, um dos últimos, 14min entre o canhão e minha passagem pela linha de largada.
Mas a gente se encontra em alguma corrida por aí. Vai no alpha running? Ainda estou pensando se vou.
Parabéns pela sua estréia. Tb foi valente em ir até o fim.
ua

Fabão disse...

Valeu, Eduardo
Parabéns p/ vc tb, por completar este grande desafio.
Vou ler (logo mais) seu relato lá no seu blog, mas já dei uma olhada rápida e parece que chegou com sua filhota, né? Sensacional!
ua

Fabão disse...

Valeu, Namiuti
Agradeço pelo incentivo e por compartilhar sua experiência. Pode ter certeza que seus relatos me ajudaram em vários momentos.
Quanto à "mancha", talvez não tenha sido uma ilustração muito boa, mas eu estou encarando isso tudo como uma ótima lição aprendida.
ua

Fabão disse...

Valeu, Ivo
De fato, é famoso o "muro" do km 30~32, mas eu achei que seria algo relacionado à dor, ao cansaço e/ou ao desânimo. Mas, para mim, nenhum desses fatores foi agudo a ponto de me parar. O problema foi fisiológico mesmo. Mas já estou planejando uma preparação melhor para que nem mesmo isso possa me atrapalhar novamente.
ua

Katryny disse...

Parabens Fabao!!!
Bora para a do Rio agora dia 18 de julho rsrs
Bjos

claudio disse...

E aí, Fabão passado estes dias, como vc está se sentindo? Um abraçao.

Mayumi disse...

Oi, Fábio! Parabéns pela conclusão de uma maratona! Aliás "DA MARATONA"! Que calor, hein? Rs.
Cadê a versão longa-metragem do seu relato? Eu acabo de vir do longa do seu xará, Namiuti!
Nesta prova, eu fui trotando do começo ao fim dos 25 km! Rsrs. O meu corpo não queria correr! Ainda bem que me inscrevi nos 25 km, senão, coitado dos professores que iriam me esperar na tenda de chegada! Iam sair do Ibira no final da tarde! Kkkkk.

Jorge Cerqueira disse...

Fabão, boa tarde, desculpa a demora em vir aqui, cara vc deu um showww, mesmo não sentindo bem vc teve consciência em saber dosar durante o percurso, mesmo vc não fazendo uma boa maratona eu lhe parabenizo pela conclusão da Maratona de SP...Quanto ao tempo que vc fez nesta maratona, não ligue não pois isso aconteceu comigo e depois treinando mais e acertando mais eu conseguir abaixar mais o tempo e com certeza vc fazendo isso vc conseguirá também...
Se cuida ae heim...
Bom final de semana e boas corridas.
Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

BMW disse...

Olá Fabão, tempos atrás trocando uma msg's no forum RunnerBrasil, sobre estreiar na maratona. Hoje navegando no site do Fábio Namiuti estou lendo as histórias de outros maratonas através dos links disponibilizados.

Bacana o seu enfrentamento com o problema, não deixou-se abater, inclusive classificando como nota 7. Com certeza a cada ano a coisa melhora. Parabéns !

Grande abrx, Michel
http://bmw-runner.blogspot.com

Fabão disse...

Valeu, Katryny
Eu gostaria de correr no RJ, mas não vai dar. Boa estreia pra vc por lá.
bjs

Fabão disse...

Oi Claudião
Estou ótimo, graças a Deus. Tirei umas férias (breves) das corridas, mas logo eu volto. Estou bem enrolado, com muito trabalho, mas quero por em dia minhas "visitas" aos blogs.
ua

Fabão disse...

Oi Mayumi.
Depois de muita demora, escrevi ontem a versão extensa do relato.
Parabéns por completar os 25Km. Realmente o calor estava chato, mas felizmente conseguimos ir até o fim.
Pena não termos nos encontrado, mas 20 mil inscritos era muita gente!
Nos vemos por aí.
bjs

Fabão disse...

Valeu, Jorge
Bom, com esse tempo "nas núvens", acho que não será difícil melhorá-lo, né? rsrs
ua

Fabão disse...

Valeu, Michel
Diz o velho ditado: "se a vida lhe oferecer limões, faça uma limonada" :D (tem gente que faz uma caipirinha rsrs)
Contextualizando, se o dia da maratona me oferecer um Sol daqueles, eu faço uma caminhada rsrs.
ua